Manaus (AM) – Após acordo firmado com o governador Wilson Lima, nesta quinta-feira (07/12), os representantes das empresas médicas prestadoras de serviço para a rede pública de Saúde retomaram 100% dos atendimentos nas unidades estaduais de Manaus e interior. As informações são da assessoria do Governo do Amazonas.
Ainda de acordo com a assessoria, os médicos aceitaram a proposta oferecida pelo chefe do executivo estadual e um cronograma para o pagamento de repasses pendentes foi estabelecido.
No dia 5 de dezembro o Estado já havia quitado parte dos pagamentos referentes ao mês de agosto de 2023.
Segundo proposta apresentada pelo governador, os repasses de três empresas que haviam ficado de fora desse primeiro pagamento serão liquidados no dia 14 de dezembro
Já os repasses referentes ao mês de setembro serão quitados no dia 21 de dezembro.
Os valores correspondentes aos pagamentos pendentes dos serviços prestados no mês de outubro serão liquidados no dia 21 de janeiro.
Com relação aos meses de novembro e dezembro de 2023, o governador destacou que será preciso avaliar a previsão de receita do Estado para 2024 e pré-estabeleceu novas reuniões nos meses de janeiro e fevereiro para discutir possíveis datas.
Wilson Lima se comprometeu, ainda, a sanar pendências financeiras com as empresas médicas dos anos de 2021 e 2022 a partir de março de 2024, parcelado os valores em cinco vezes.
Segundo os representantes da categoria, a intenção do encontro foi chegar a um acordo benéfico para ambas as partes e agradeceram a proposta apresentada por Wilson Lima.
O secretário de Saúde, Anoar Samad, que conduzia as tratativas com a categoria, reforçou o reestabelecimento total dos atendimentos. “Eles já estão voltando imediatamente. Esse é o compromisso deles”.
Leia mais:
- Mais da metade dos manauaras vive em favelas, revela Censo 2022
- 19ª Feira Tecnológica da Fucapi: Inovações para Preservação dos Biomas Amazônicos
- Agenda cultural da semana em Manaus: Espetáculos regionais e especial Halloween
- David Almeida define prioridades para novo mandato com reforço da segurança em Manaus
- David Almeida é reeleito prefeito de Manaus e promete reunir forças para nova gestão