MANAUS (AM) – Com investimentos de R$ 136 milhões, o Governo do Amazonas já concluiu mais de 80% das obras do Anel Viário Sul, no bairro Tarumã, zona Oeste de Manaus.
De acordo com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), a duplicação contempla a área de 8,7 quilômetros de extensão e irá facilitar o acesso às rodovias AM-010 e BR-174, assim como a fluidez no trânsito da avenida Torquato Tapajós, que tem histórico de engarrafamentos.
Atualmente, mais de 150 trabalhadores atuam em três frentes no local, em serviços como terraplanagem, pavimentação e drenagem. A obra ainda conta com a construção de oito paradas de ônibus e oito baias (áreas destinadas a embarque e desembarque de passageiros). Ao todo, seis baias e uma parada de ônibus já foram concluídas.
“Estamos concluindo a parte pendente da pavimentação nesse trecho e vamos para os últimos 600 metros que faltam da obra, que é a parte mais à frente. O Estado está fazendo uma obra que, interligando com o Anel Leste, vamos conseguir trazer o trânsito de carreta para cá, tirando do Centro da cidade”, disse Francisco Souza, engenheiro civil e fiscal da obra.
A expectativa para a conclusão das obras também vem dos moradores do entorno. A Amanda Almeida, de 20 anos, mora no Tarumã e trabalha em uma floricultura, localizada na avenida do Turismo, onde as obras estão sendo realizadas.
“Acho que vai melhorar muito sim, nos dois sentidos do tráfego, vai ficar ótimo. Eu moro no conjunto Cidadão 10, bem perto da floricultura também, que fica aqui na avenida do Turismo. Hoje, eu levo em torno de 10 minutos para chegar aqui, mas vai melhorar”, disse.
LEIA MAIS:
- Mais da metade dos manauaras vive em favelas, revela Censo 2022
- 19ª Feira Tecnológica da Fucapi: Inovações para Preservação dos Biomas Amazônicos
- Agenda cultural da semana em Manaus: Espetáculos regionais e especial Halloween
- David Almeida define prioridades para novo mandato com reforço da segurança em Manaus
- David Almeida é reeleito prefeito de Manaus e promete reunir forças para nova gestão