Manaus (AM) – O governador do Amazonas, Wilson Lima, afirmou nesta terça-feira (15) que o plano federal para pavimentar o trecho do meio da BR-319 representa uma resposta histórica à luta da população amazonense pelo fim do isolamento. Segundo ele, o anúncio é um passo decisivo para tirar do papel a recuperação da rodovia, com responsabilidade ambiental e justiça social.
“Nossa demanda foi atendida e o clamor do povo do Amazonas está sendo ouvido. Finalmente, temos um plano que possibilita a repavimentação da BR-319. Foi dado um passo importante para provar que desenvolvimento e preservação podem caminhar juntos”, declarou o governador.
Wilson Lima também reafirmou o compromisso do Governo do Amazonas em cumprir todas as condicionantes ambientais exigidas para que a obra avance de forma sustentável.
BR-319: desenvolvimento com responsabilidade
A BR-319 é a única ligação terrestre entre o Amazonas e o restante do país. A recuperação do trecho do meio, com cerca de 400 quilômetros, é uma demanda antiga da população da capital e do interior. A pavimentação da rodovia é considerada essencial para garantir abastecimento, reduzir custos logísticos e estimular o desenvolvimento regional.
Desde 2019, Wilson Lima tem articulado ações junto ao Governo Federal para destravar o licenciamento ambiental e avançar com a modernização da rodovia. Em 2023, o governador se reuniu com o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, e com o então ministro dos Transportes, Renan Filho, para reforçar a urgência da obra.
“O Estado foi o primeiro a apresentar um plano de mitigação dos impactos socioambientais. Seguimos comprometidos com a proteção dos territórios sensíveis ao longo da estrada”, destacou.
O que prevê o Plano BR-319
O Plano BR-319 será executado por uma Comissão Interministerial, formada por ministros de Estado, e por um Comitê Executivo com representantes técnicos. A iniciativa envolve os Ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima, dos Transportes e da Casa Civil.
As ações estão estruturadas em três eixos principais:
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Governança ambiental emergencial ao longo da BR-319;
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Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) da área de influência da rodovia;
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Parceria Público-Privada (PPP) com foco em governança socioambiental de longo prazo.
Cooperação para romper entraves históricos
O plano prevê atuação integrada entre os entes federativos, com papel estratégico do Governo do Amazonas, tanto na proteção das áreas sob sua gestão quanto no diálogo com as comunidades impactadas.
A expectativa é que o novo modelo de governança supere os entraves jurídicos e técnicos que por décadas impediram o avanço da obra. Com planejamento, transparência e cooperação, o Amazonas poderá, enfim, romper o isolamento logístico e abrir caminho para o desenvolvimento sustentável.
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