Manaus (AM) – Com a chegada do verão amazônico e o aumento das temperaturas, a Prefeitura de Manaus reforça as regras de segurança na Ponta Negra, zona Oeste, especialmente para o uso noturno do balneário.
O horário autorizado para banho no rio Negro é das 8h às 17h. Após esse período, não há presença de guarda-vidas do Corpo de Bombeiros, e a baixa visibilidade da água à noite aumenta o risco de acidentes.
“É natural as pessoas frequentarem ainda mais a praia no verão amazônico, mas pedimos atenção para o horário de banho, que vai até as 17h. Depois disso, não há guarda-vidas. A segurança começa com cada um de nós”, alertou o vice-presidente do Implurb, Antônio Peixoto.
Orientações para frequentadores
A prefeitura recomenda seguir as marcações feitas pelos guarda-vidas, evitar excesso de bebidas alcoólicas antes do banho e manter atenção especial com crianças, idosos e pessoas com saúde frágil.
Também é proibido o uso de garrafas de vidro na faixa de areia e na água, para prevenir acidentes. Placas indicativas orientam sobre as regras de uso, e devem ser respeitadas por todos os visitantes.
Nos dias mais quentes, a recomendação é manter-se hidratado, usar protetor solar, óculos escuros, chapéu e preferir áreas de sombra. É proibido acampar, soltar pipas, fazer churrascos, fogueiras ou comércio ambulante sem autorização da prefeitura.
Monitoramento e limpeza
A segurança é reforçada diariamente por guarda-vidas, Guarda Municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. A Semulsp mantém equipes para limpeza da praia e do calçadão.
Praia perene
Com 4,8 mil metros quadrados, a praia perene da Ponta Negra foi entregue em 2012, na primeira etapa de requalificação do complexo.
Leia mais:
Permissionários da praia da Ponta Negra receberão auxílio-financeiro