Manaus – A Prefeitura de Manaus intensificou, neste domingo, 14/12, as ações de despoluição visual no Centro Histórico e já retirou 15 toneladas de fios e cabos obsoletos da rede aérea. A iniciativa integra o esforço de requalificação urbana da área central e ocorre em parceria com a Amazonas Energia e empresas de telefonia, internet e lógica.
Ordenamento urbano e segurança
As ações começaram em agosto e seguem até dezembro, em um trabalho inédito conduzido pela atual gestão.
Segundo o vice-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano, Antonio Peixoto, a retirada dos cabos vai além da estética.
“A poluição visual comprometia completamente o aspecto do Centro, deixando a cidade com uma imagem cinzenta e escurecida. Além disso, os cabos antigos representavam risco à população, porque poderiam contribuir para a propagação de incêndios. A ação une segurança, ordenamento urbano e cuidado com o espaço público”, afirmou.
Mutirão envolve mais de mil servidores
O Implurb coordena o programa “Mutirão no Bairro”, diretriz da gestão municipal que mobiliza 16 secretarias e órgãos, com a participação de mais de 1.100 servidores.
“Recebemos uma determinação do prefeito David Almeida e do vice-prefeito Renato Júnior para combater a poluição visual no Centro. Estamos há quase cinco meses nessa operação e já retiramos 15 toneladas de cabos sem serventia. O trabalho continua. Isso é só o começo”, reforçou Peixoto.
Impacto direto no comércio
Para a concessionária de energia, a ação também melhora a infraestrutura urbana. O supervisor de campo da Amazonas Energia, Igor Pedroso, destacou que a retirada reduz riscos técnicos.
“As equipes estão removendo cabos em desuso. Além do ganho visual, há melhoria na segurança, evitando incidentes causados por sobrecarga na rede”, explicou.
Próximos passos em Manaus
Após a estabilização das áreas centrais, a Prefeitura planeja ampliar o mutirão para outras regiões comerciais da capital em 2026. Estão no planejamento bairros como Parque 10 de Novembro, avenida Itaúba, rua do Fuxico, Nova Esperança e Lírio do Vale.
“O Centro é apenas o começo de um esforço maior para combater a poluição visual em Manaus. Vamos avançar para outras vias centrais, no entorno do Teatro Amazonas, e depois para outras regiões da cidade”, garantiu o vice-presidente do Implurb.
Ruas já atendidas
Desde 4 de agosto, as equipes já atuaram nas ruas Marcílio Dias, Doutor Moreira, Guilherme Moreira, Marechal Deodoro e Quintino Bocaiúva, além da avenida Eduardo Ribeiro, travessa do Comércio e outras vias do Centro. Em alguns trechos, foi necessário repetir a operação devido ao grande volume de material removido.
Por que isso importa para o Amazonas
A requalificação do Centro Histórico fortalece o comércio, reduz riscos urbanos e valoriza o patrimônio cultural de Manaus, referência econômica e simbólica para todo o estado.
LEIA MAIS:
- Homem procurado por homicídio é preso após acidente durante operação em Manaus
- Inscrições para concursos da CGM e Semmas são prorrogadas em Manaus; confira
- Polícia pede prisão de médica e técnica por morte de criança em hospital de Manaus
- Eduardo Braga destaca retomada emergencial de obras na BR-319
- Prefeitura de Manaus retira 15 toneladas de fios do Centro Histórico
Siga o canal do Portal Meu Amazonas no WhatsApp -CLIQUE AQUI
Fale com a Redação: E-mail: [email protected] e WhatsApp: (92) 99148-8431
