Manaus (AM) – A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) participará, com ações de conscientização e orientação sobre situações de risco, da primeira edição de 2024 do programa “Manaus Mais Cidadã”, que a prefeitura realiza neste sábado, 20/1, a partir das 8h30, na escola municipal São Sebastião, na comunidade Vila do Puraquequara, bairro Puraquequara, zona Leste da capital.
No evento, técnicos da Defesa Civil municipal estarão em um estande para orientação, distribuição de cartilhas e atendimento imediato a ocorrências.
Caso ocorra alguma situação registrada no estande da Semseg, uma equipe da Defesa Civil será acionada para atender no local.
A Ouvidoria da secretaria também estará presente, recebendo solicitações de acesso à informação, denúncias, elogios, reclamações ou sugestões relacionadas à Defesa Civil e à Guarda Municipal.
Thais Rodrigues, ouvidora-geral da Semseg, destaca a importância da presença da pasta de Segurança Pública e Defesa Social na ação integrada.
“Esse é um espaço onde a Ouvidoria pode atender e ouvir a comunidade. No nosso estande, distribuiremos cartilhas para que os adultos e as crianças entendam o que é uma situação de risco e saibam como agir ou chamar a Defesa Civil. As crianças podem aprender tudo isso pintando e fazendo cruzadinhas, por exemplo”, sugeriu.
Além da Ouvidoria e da Defesa Civil, uma guarnição da Guarda Municipal reforçará a segurança na escola durante todo o evento.
Outro destaque é o serviço de cuidados de beleza oferecido pela secretaria, com o servidor administrativo Emerson Carmin realizando cortes de cabelo masculino e feminino, além de limpeza de sobrancelhas.
Ação integrada
O programa “Manaus Mais Cidadã” é uma ação integrada reunindo toda a estrutura da administração municipal, atendendo a uma determinação do prefeito David Almeida de levar os serviços públicos para comunidades mais distantes e necessitadas da cidade.
Dessa forma, a Prefeitura de Manaus se aproxima da população ao facilitar e garantir o acesso a direitos básicos e fundamentais para o exercício da cidadania.
A iniciativa acontece desde 2023 e já realizou mais de 150 mil atendimentos.
Além dos órgãos da estrutura municipal, empresas parceiras também participam da ação, como concessionárias de serviços públicos como a Águas de Manaus.
Leia mais:
- Mais da metade dos manauaras vive em favelas, revela Censo 2022
- 19ª Feira Tecnológica da Fucapi: Inovações para Preservação dos Biomas Amazônicos
- Agenda cultural da semana em Manaus: Espetáculos regionais e especial Halloween
- David Almeida define prioridades para novo mandato com reforço da segurança em Manaus
- David Almeida é reeleito prefeito de Manaus e promete reunir forças para nova gestão