Manaus (AM) – O Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci), do Governo do Amazonas, está trabalhando para aprimorar o esporte como uma forma de inclusão social para crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
O programa oferece aulas gratuitas de diversas modalidades esportivas, incluindo basquete, que trouxeram melhorias significativas para crianças como Cláudio Moacir, de 14 anos, com autismo leve e hiperatividade.
O Pelci já conta com mais de 10 mil atletas em todo o estado do Amazonas, sendo considerado o maior projeto socioesportivo do Brasil, com núcleos na capital e no interior.
O gerente do Pelci, Marcelo Silva, destaca a importância do esporte para trazer benefícios desde a convivência social até a parte física e mental dos alunos.
“Em todos os nossos núcleos temos professores incluídos para desenvolver atividades com esses alunos, pois sabemos que o esporte tem a função de trazer benefícios por meio convívio social, melhorando não só a física como a mental”, destacou o gerente do +Pelci, Marcelo Silva
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado em 2 de abril, foi estabelecido pela ONU em 2007 para conscientizar sobre o autismo.
O programa +Pelci é uma oportunidade única para crianças especiais como Cláudio Moacir, que não tiveram condições de frequentar uma escola de esportes, e que estão se beneficiando do esporte e da inclusão social proporcionada pelo programa.
Jucia Ferreira fala com orgulho sobre o sentimento de ter seu filho incluído no programa.
“Como mãe, só tenho que agradecer por esse projeto. É uma oportunidade única para as crianças, ainda mais para as especiais. E, muitas mães não têm condições de pagar uma escolinha e aqui é tudo gratuito. Só tenho a agradecer”, disse Jucia.
Leia mais:
- Festival de Cinema Olhar do Norte 2024 promove ciclo de oficinas no Teatro da Instalação
- Atleta do AM é convocado para Seleção Brasileira de Futebol Social para competição na Coreia
- Mulher é presa em Manaus com motocicleta furtada
- Ex-Atletas e medalhistas Gustavo Borges e Flávio Canto confirmados no Congresso Move em Manaus
- Âmbar solicita à Aneel revisão de obrigação para resolução da dívida da Amazonas Energia