Manaus (AM) – O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), por meio da equipe de Fiscalização, deflagrou entre a noite de quarta-feira (16) e a madrugada desta quinta-feira (17), a Operação Anti-Rolezinho. A ação ocorreu nas principais vias das zonas norte e oeste de Manaus e resultou em 200 infrações registradas e 55 motocicletas removidas.
A operação foi iniciada por volta das 23h e contou com o apoio do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) e da Força Tática da Polícia Militar do Amazonas (PMAM).
Segundo o diretor-presidente do Detran Amazonas, David Fernandes, a operação visa restabelecer a segurança viária e garantir tranquilidade à população.
“Sabemos que quando esses rolezinhos ocorrem, muitas vidas são colocadas em risco por falta de acessórios de segurança e pelas manobras irresponsáveis realizadas por esses cidadãos. Além disso, o uso da descarga livre acaba por perturbar aqueles que precisam descansar. Então, nossa missão é salvar vidas e também levar sossego para aqueles que precisam”, afirmou.
As principais irregularidades encontradas foram: motoristas sem capacete, motocicletas sem placa ou com a identificação coberta por fitas, disputas de corrida, uso de descargas livres e placas com lacre violado ou quebrado.
Na zona norte, a fiscalização ocorreu nas avenidas Tenente Roxana Bonessi, Max Teixeira, Noel Nutels, José Henrique Bentes Rodrigues, Margarita, Governador José Lindoso e vias adjacentes. Já na zona oeste, as equipes atuaram nas avenidas Pedro Teixeira, Coronel Teixeira, Avenida do Futuro, Avenida do Turismo, Desembargador João Machado, entre outras.
De acordo com Arthur Cruz, coordenador geral da Fiscalização do Detran-AM, a ação busca proteger vidas e prevenir infrações graves.
“As ações de segurança viária desencadeadas pelo Detran Amazonas visam promover maior segurança e ordenamento público, prevenindo toda e qualquer infração de trânsito que porventura possa pôr em risco a vida ou a integridade física de terceiros. Vale ressaltar que a segurança viária é um dever e responsabilidade de todos”, destacou.
Leia mais:
Seis turistas são resgatados após ficarem presos em elevador de hotel no Centro de Manaus