Membros da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão Social (CPAI) do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) visitaram a Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência (SEPcD) nesta quinta-feira (18). O encontro reforça a parceria entre as duas instituições em busca da acessibilidade e inclusão social no estado.
A procuradora de contas Fernanda Cantanhede Veiga Mendonça, presidente da CPAI, liderou a comitiva do TCE-AM. A equipe foi recebida pela secretária da SEPcD, Selma Banes, e discutiram ações como a campanha Setembro Verde, o fornecimento de cadeiras de rodas e a emissão de documentos importantes como o Passe Livre e a Carteira PCD.
2025: O Ano da Pessoa com Deficiência
Durante a reunião, a procuradora Fernanda Mendonça lembrou que o Tribunal de Contas da União (TCU) declarou 2025 como o Ano da Pessoa com Deficiência no Controle Externo. Ela enfatizou a importância de dar protagonismo às próprias pessoas com deficiência.
“Não queremos apenas punir, mas interagir e trabalhar juntos para que a sociedade receba o melhor apoio possível”, disse Fernanda. “Nosso trabalho é somar esforços para garantir direitos, reduzir barreiras e ampliar oportunidades.”
A união de esforços beneficia a população
A secretária Selma Banes destacou que a presença do TCE-AM fortalece as ações da Secretaria, que hoje atende cerca de 300 pessoas por dia.
“O trabalho em conjunto só vem a agregar e a fortalecer a garantia de direitos das pessoas com deficiência”, afirmou Selma. “Quem ganha com isso é a população que está lá na ponta e precisa dessa união entre todos os atores do estado”.
Com a recente criação da Comissão de Acessibilidade no TCE-AM, a expectativa é que essa parceria com a SEPcD impulsione as políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência no Amazonas.
Leia mais:
TCE-AM determina suspensão de processo seletivo em Lábrea
Capacitação sobre Nova Lei de Licitações reúne gestores do AM no TCE-AM
TCE-AM determina que prefeito de Novo Airão devolva R$ 4 milhões aos cofres públicos