Manaus (AM) – O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) realizará, por meio da Diretoria de Saúde (Disau) e Escola de Contas Públicas (ECP), na próxima sexta-feira (21), roda de conversas focada na discussão da hiperatividade e diagnóstico do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
Neurodiversidade
Com o tema “Hiperatividade x Diagnóstico do TDAH pelos olhos da sociedade”, o evento tem como objetivo esclarecer e ampliar o conhecimento acerca da neurodiversidade, visando conscientizar a sociedade sobre as variadas funcionalidades e variações naturais do cérebro humano, promovendo a ideia de que todos os indivíduos são diferentes e devem ser respeitados.
Inscrições Abertas e Certificação de 2 Horas
A roda de conversas está com inscrições abertas e oferece certificação de 2 horas para os participantes.
A sociedade em geral interessada em participar pode se inscrever pelo site da Escola de Contas Públicas do Amazonas (ECP-AM) em ecpvirtual.tce.am.gov.br
Pautas em Debate: Diagnóstico, Tratamentos e Inclusão
O evento abordará diferentes aspectos relacionados ao diagnóstico da hiperatividade e do TDAH, informando sobre a busca por tratamentos adequados e a importância da psicoterapia para o acompanhamento dos quadros. Além disso, especialistas renomados na área de saúde mental estarão presentes na roda de conversas, discutindo questões sobre respeito e inclusão social para pessoas neurodivergentes, bem como conscientizando sobre os problemas de saúde mental mais comuns enfrentados por essa comunidade.
Especialistas Convidados
Entre os profissionais convidados para o evento, destacam-se a psicóloga Julyane Garcez Ferreira, a neurologista Monique de Souza Vitoriano Carneiro, a psiquiatra infantil Valéria Cerqueira e a neuropsicopedagoga Jessica Natasha Aires Marinhos.
Hiperatividade vs. TDAH: Compreendendo as Diferenças
Os transtornos de aprendizagem, como a hiperatividade e o TDAH, podem afetar o processo de aprendizado de diferentes formas. Embora possuam sintomas semelhantes, é fundamental compreender as distinções entre cada uma dessas condições.
Hiperatividade – Energia Excessiva
A hiperatividade caracteriza-se por um estado de energia excessiva, podendo ser dividida em duas categorias: hiperatividade motora e hiperatividade cerebral.
TDAH – Transtorno Neurobiológico
Por sua vez, o TDAH é um transtorno neurobiológico que se manifesta através de sintomas como desatenção, inquietude, impulsividade e comportamento hiperativo.
O evento representa uma oportunidade importante para a sociedade aprofundar seus conhecimentos sobre essas questões, incentivando o respeito e inclusão de pessoas neurodivergentes, bem como o entendimento dos desafios enfrentados por elas em relação à saúde mental.
Leia mais:
TCE-AM realiza abertura do Programa Desenvolvimento para Jovens Aprendizes
Presidente do TCE-AM palestra em Fórum Internacional de Direito na Itália
TCE-AM multa prefeito de Borba por negligenciar assistência médica à população