Manaus–AM – O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) sediou, nesta quarta-feira (21), evento sobre transparência e controle social na gestão pública, marcado por uma palestra do presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conselheiro Edilson de Sousa Silva, e pela entrega do Colar do Mérito de Contas a onze personalidades que se destacaram no fortalecimento da administração pública.
Ao dar início à solenidade, a conselheira-presidente Yara Amazônia Lins destacou a importância de reconhecer os bons exemplos como inspiração para a sociedade.
“A outorga da Medalha do Mérito de Contas é mais do que uma homenagem; é um compromisso contínuo com a transparência e a responsabilidade na administração pública”, afirmou Lins, destacando que os agraciados servem de inspiração para a sociedade.
Na sequência, o conselheiro Edilson Silva proferiu uma palestra em que enfatizou a necessidade de clareza nas ações governamentais, especialmente em períodos eleitorais.
Abordando o tema “A importância da Transparência e Controle Social na Gestão Pública”, Silva ressaltou que o desconhecimento dos direitos e deveres dos cidadãos pode resultar em uma alienação perigosa. “Quando não conhecemos nossos direitos, estamos sujeitos a um apagão do mundo”, afirmou.
Silva, que já residiu em Manaus, expressou seu orgulho em retornar à cidade para receber a honraria, e reiterou seu compromisso com o aprimoramento do sistema de controle externo no Brasil.
“Receber esta honraria é uma responsabilidade que reforça meu compromisso de continuar lutando por um controle externo mais eficaz”, disse.
Personalidades homenageadas
Após a palestra, teve início a entrega do Colar do Mérito de Contas, a mais alta distinção concedida pelo TCE-AM. A comenda foi entregue a autoridades que têm se destacado por sua contribuição à governança, transparência e eficiência na administração pública.
Entre os homenageados, o presidente do Instituto Rui Barbosa, conselheiro Edilberto Carlos Pontes Lima, ressaltou a parceria com o TCE-AM e reconheceu a importância do tribunal como referência para os demais tribunais de contas do país.
“Ser agraciado por uma instituição tão relevante é um grande estímulo que recebo com muita alegria e responsabilidade”, afirmou.
Lista dos agraciados:
- Edilson de Sousa Silva – Presidente da Atricon
- Edilberto Carlos Pontes Lima – Presidente do Instituto Rui Barbosa
- Maria das Graças Pessôa Figueiredo – Desembargadora do TJAM
- Airton Luís Corrêa Gentil – Desembargador, representado pela filha, Aniik Jacob Gentil
- Ernesto Anselmo Queiroz Chíxaro – Desembargador do TJAM
- Délcio Luís Santos – Desembargador do TJAM
- Vânia Maria do Perpétuo Socorro Marques Marinho – Desembargadora do TJAM, representada pela nora, Carolina Heinrichs Marinho
- Mirza Telma de Oliveira Cunha – Desembargadora do TJAM
- Luiza Cristina Nascimento da Costa Marques, representada por Guilherme Henrique Benek Vieira – Desembargadora do TJAM
- Phelippe Daou Júnior – CEO da Rede Amazônica, representado pela irmã, Claudia Daou Paixão
- Dissica Calderaro – Vice-presidente do Grupo Rede Calderaro de Comunicação
Texto: Pedro Sousa
Foto: Filipe Jazz
Leia mais:
- Promessa da natação amazonense é convocada para Jogos Sul-Americanos
- Espaços esportivos revitalizados beneficiam mais de 240 mil pessoas em Manaus
- MPF pede suspensão do projeto de crédito de carbono no Amazonas
- PF identifica Braga Netto como líder estratégico de plano golpista ligado a Bolsonaro
- Mais de 2 milhões visitam parque Gigantes da Floresta em menos de cinco meses em Manaus