Manaus (AM) – A Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) participa desde segunda-feira (28) de uma operação de fiscalização em fabricantes de suplementos alimentares na capital amazonense. A ação segue até sexta-feira, 1º de agosto.
A iniciativa faz parte do Programa de Fiscalização de Suplementos Alimentares da Anvisa e conta com a parceria da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP/AM). O objetivo é garantir o cumprimento das normas sanitárias e das boas práticas de fabricação desses produtos.
Produtos vencidos e ingredientes inadequados
No primeiro dia de operação, uma empresa localizada no bairro Crespo, zona Sul de Manaus, foi inspecionada pela força-tarefa. Durante a fiscalização, foram identificadas diversas irregularidades, incluindo produtos com validade vencida e ingredientes fora das normas sanitárias.
Foram apreendidos e inutilizados:
- 5 pacotes de matérias-primas vencidas
- 182 sachês de café de açaí
- 28 kg de marapuama
- 20 kg de catuaba
De acordo com o gerente de Vigilância de Alimentos da Visa Manaus, Ricardo Celestino, os itens apresentavam risco à saúde dos consumidores.
Empresa será multada
Pelas infrações constatadas, a empresa irá responder a um Processo Administrativo Sanitário (PAS), com possibilidade de multa entre 1 e 400 Unidades Fiscais do Município (UFM), atualmente no valor de R$ 145,37 cada.
“Estamos reforçando as ações de fiscalização para garantir a segurança alimentar da população. A colaboração entre os entes do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária é fundamental”, destacou a subsecretária Maria do Carmo Leão Coelho, da Visa Manaus.
População pode denunciar
Irregularidades sanitárias relacionadas a produtos ou serviços podem ser denunciadas à Visa Manaus por meio da Ouvidoria:
📞 WhatsApp: (92) 98842-8481 (de 8h às 13h)
📧 E-mail: [email protected] (24h)
Leia mais:
Fiscalização autua 11 estabelecimentos em Manaus