Manaua (AM) – O Amazonas apresentou uma redução de 28,36% nos alertas de desmatamento emitidos em 2023, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) nesta sexta-feira (10).
De 1º de janeiro a 28 de fevereiro, o estado acumulou 60,3 km² em alertas, uma diminuição significativa em comparação com o mesmo período do ano passado.
As informações são da assessoria da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), que analisou os dados do Inpe.
No acumulado dos dois primeiros meses do ano, as áreas estaduais, incluindo glebas e Unidades de Conservação, totalizaram apenas 3,74 km² de alertas, o que representa 6,17% do total para o período. A maior parte dos alertas ocorreu em áreas federais.
Em fevereiro, o Amazonas registrou 46,37 km² de alertas, dos quais 2,78 km² estavam sob gestão direta do Governo do Estado, ou seja, 6% do total.
As Unidades de Conservação Estaduais registraram apenas 0,73 km² de alertas de desmatamento, apresentando uma redução de 46% em relação ao mesmo mês de 2022.
Leia também: Amazônia e Cerrado batem recorde de alertas de desmatamento
O Governo do Amazonas está concluindo o Plano de Prevenção e Combate ao Desmatamento e às Queimadas (PPCDQ-AM), que norteará as ações contra crimes ambientais de 2023 a 2025.
Além disso, o Estado está se preparando para iniciar a Operação Tamoiotatá 3, com mais de 10 instituições governamentais envolvidas no combate ao desmatamento e às queimadas ilegais, com foco no Sul do Amazonas.
O governo do Amazonas espera maior integração com as forças federais, responsáveis pela fiscalização em terras da União, que concentraram o maior número de alertas e focos de calor nos últimos anos, no Estado.
Leia mais
- Mais da metade dos manauaras vive em favelas, revela Censo 2022
- 19ª Feira Tecnológica da Fucapi: Inovações para Preservação dos Biomas Amazônicos
- Agenda cultural da semana em Manaus: Espetáculos regionais e especial Halloween
- David Almeida define prioridades para novo mandato com reforço da segurança em Manaus
- David Almeida é reeleito prefeito de Manaus e promete reunir forças para nova gestão