MANAUS (AM) – Na manhã desta quinta-feira (30), o Centro Cultural Povos da Amazônia foi palco de um encontro ímpar entre a cantora e compositora amazonese indígena Djuena Tikuna e uma comitiva de 80 estudantes dos Estados Unidos.
Os alunos que vieram ao Amazonas estudam no Massachusetts Institute of Technology (MIT), para uma imersão cultural e tecnológica no coração da floresta amazônica.
Com uma voz que ecoa ancestralidade e tradição, Djuena marcou com os jovens músicos sua história, saberes e arte.
Ela cantou músicas de seu repertório e conversando sobre a cultura e as músicas Tikuna.
Para a cantora, o intercâmbio é uma oportunidade de os estudantes conhecerem a diversidade dos povos indígenas e suas culturas, indo além dos estereótipos muitas vezes associados à região amazônica.
“Aqui eles vão levar esse legado daqui do Amazonas”, afirma a cantora. “Conhecendo a realidade não só dos povos indígenas, mas também dos ribeirinhos, das pessoas que moram aqui, eles vão sair daqui com outro pensamento, diferente do que muitas vezes viraliza com um discurso torto”.
A troca de informações e experiências entre a banda de jazz do MIT e Djuena Tikuna faz parte do projeto “Hearing Amazônia: Arte é Resistência”, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC).
O projeto visa criar um diálogo entre artistas brasileiros e estudantes do MIT, culminando em uma apresentação no Teatro Amazonas, com entrada gratuita, nesta sexta-feira (31/03).
O espetáculo, dirigido pelo famoso maestro americano Frederick Harris, apresentará composições de grandes artistas nacionais e mundiais.
De acordo com a assessoria haverá canções como da vocalista e compositora de jazz Luciana Souza, a clarinetista americana Anat Cohen, o clarinetista americano Evan Ziporyn, o famoso baterista brasileiro ganhador do Grammy Edu Ribeiro e o ativista indígena José Neto.
Com a apresentação aos estudantes norte-americanos em Manaus, a música, a cultura e a tecnologia se unem nessa experiência única, que promete ser um marco na história da música e da arte no Amazonas.
Leia mais:
- Mais da metade dos manauaras vive em favelas, revela Censo 2022
- 19ª Feira Tecnológica da Fucapi: Inovações para Preservação dos Biomas Amazônicos
- Agenda cultural da semana em Manaus: Espetáculos regionais e especial Halloween
- David Almeida define prioridades para novo mandato com reforço da segurança em Manaus
- David Almeida é reeleito prefeito de Manaus e promete reunir forças para nova gestão