Manaus (AM) – O “Cabaré Chinelo”, espetáculo do Ateliê 23, do Amazonas, abre a programação do Festival Noites Brasileiras, em Fortaleza, nesta quinta-feira (15/08), com todos os ingressos esgotados. A apresentação acontece no Theatro José de Alencar.
É a primeira vez que a companhia amazonense leva o espetáculo ao Nordeste para contar sobre o outro lado da Belle Époque no Amazonas e narrar a trajetória de mulheres prostituídas no período entre 1900 e 1920.
Inspirada na pesquisa de Narciso Freitas, a peça é considerada um fenômeno pela crítica e pela tradição de ingressos esgotados desde a estreia, em diversas cidades do Brasil.
Em temporada há dois anos, o “Cabaré Chinelo” lotou teatros em Manaus e na capital paulista, como Sesc Pinheiros e Teatro B32, além da participação no Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto e no 32º Festival de Curitiba.
“Para nós é um privilégio abrir a programação de um festival tão importante em Fortaleza, em um teatro clássico do Brasil, o Teatro José de Alencar, assim como o nosso Teatro Amazonas, e com todos os ingressos esgotados mais uma vez”, afirma Taciano Soares, diretor do espetáculo e do Ateliê 23. “Existe uma expectativa por parte do elenco e estamos felizes com a receptividade do público cearense”.
Na capital do Ceará, desde quarta-feira, a equipe do Ateliê 23 participou do Encontro Técnico-Afetivo de Teatro, com o grupo Pavilhão da Magnólia, que tem 18 anos de atuação, na Casa Absurda. O momento para troca de experiências teve a mediação de Dane de Jade, atriz-pesquisadora e gestora cultural.
“É sempre enriquecedor, falamos com nossos pares sobre o processo de criação do espetáculo, compartilhamos a nossa trajetória de 11 anos no cenário cultural da região Norte e apresentamos as formas que a equipe transformou o ‘Cabaré Chinelo’, de forma tão potente, nesse marco do teatro”, pontua o diretor.
Espetáculo
Com 18 artistas em cena, o elenco conta com Vivian Oliveira, Sarah Margarido, Andira Angeli, Julia Kahane, Thayná Liartes, Emily Danali, Fernanda Seixas, Daphne Pompeu, Daniely Peinado, Ana Oliveira, Bruna Pollari, Allícia Castro, Vanja Poty, Taciano Soares e Eric Lima, além dos músicos Yago Reis, Guilherme Bonates e Viktor Judah.
A trilha sonora do espetáculo é um destaque à parte e está disponível em diferentes streamings de áudio. O álbum, lançado em abril, tem mais de dois mil ouvintes mensais e quatro faixas do álbum entraram na playlist viral Manaus: “La Muerte”, “Somos o Cabaré”, “Gaita de Gaivota” e “Lobas”.
A música “Eu Sou a Maior”, da personagem Balbina, entrou em mais de mil playlysts desde o lançamento.
Em 2023, o Ateliê 23 foi indicado ao 34° Prêmio Shell de Teatro, com o “Cabaré Chinelo”, na categoria “Energia que Vem da Gente”, que premia iniciativas relacionadas ao universo teatral com impacto social positivo.
Com a obra, o coletivo também venceu duas categorias do 22º Prêmio Cenym de Teatro Nacional, da Academia de Artes no Teatro do Brasil, “Melhor Companhia” e “Melhor Figurino”. A peça foi indicada ainda como “Melhor Elenco”.
No 17º Festival de Teatro da Amazônia, realizado em outubro do ano passado, o “Cabaré Chinelo” conquistou três prêmios: “Melhor Espetáculo”, “Direção” e “Melhor Figurino”. A peça terminou indicada nas categorias “Melhor Atriz”, com Vivian Oliveira, “Melhor Ator” e “Trilha Sonora”, com Eric Lima.
O projeto, em parceria com a companhia de teatro argentina García Sathicq, tem apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), além da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e Fondo de Ayudas para las Artes Escénicas Iberoamericanas – IBERESCENA.
Sobre o Noites Brasileiras
Lançado há dez anos, o Festival Noites Brasileiras promove o encontro de diferentes linguagens apresentadas por artistas do Ceará e de estados convidados, a fim de proporcionar integração e intercâmbio entre culturas, artistas e plateias, com difusão da diversidade e pluralidade brasileira.
A proposta é reunir uma experiência plural por meio de uma ocupação criativa e democrática.
O V Noites Brasileiras é uma realização da WM Cultural, com o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult-CE), com investimento via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Leia mais:
‘Cabaré Chinelo – O Show:’ Uma Noite Grandiosa no Teatro Amazonas