PARINTINS, Amazonas – A 5ª edição da Feira de Artesanato Indígena tem sido um dos grandes destaques do 57º Festival de Parintins, que acontece até domingo (30/06) na ilha Tupinabarana. Com mais de 70 stands, a feira reúne artesãos de 14 etnias indígenas do Amazonas, que expõem e comercializam suas criações únicas, feitas à mão com técnicas tradicionais e materiais naturais.
A diversidade cultural é um dos pontos fortes da feira, que apresenta peças que representam a história, as tradições e as habilidades únicas de cada etnia. Os visitantes podem encontrar desde cestarias, cerâmicas e esculturas em madeira até biojoias, cocares e instrumentos musicais.
Além do artesanato, a feira oferece outras atrações, como serviços de pintura corporal e uma mostra de quadros realizados por indígenas de Barreirinha. A iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da Fundação Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas (Fepiam), visa promover a valorização e o reconhecimento da arte e cultura dos povos indígenas, além de contribuir para a economia das comunidades envolvidas.
“A feira é uma vitrine para o talento e a cultura dos nossos povos indígenas. O espaço permite que mais visitantes conheçam e valorizem o artesanato indígena, além de contribuir para a economia das comunidades envolvidas”, destacou o diretor-presidente da Fepiam, Nilton Makaxi.
A Feira de Artesanato Indígena está montada ao lado da Catedral de Nossa Senhora do Carmo, no centro de Parintins, e funciona das 8h às 22h.
Leia mais:
Defesa Civil do Amazonas informa a possibilidade de chuvas durante Festival de Parintins
Políticos confirmam presença no Festival de Parintins 2024
Ex-BBBs em Parintins 2024: famosos vibram com a Ilha da Magia