Manaus–AM – Há mais de um século, no Carnaval de 1915, os salões do Ideal Clube em Manaus foram palco de uma tragédia que silenciou precocemente a musicista Ária Ramos, aos 18 anos. Um disparo interrompeu sua vida e inaugurou um enigma que atravessou gerações, alimentando o imaginário manauara.
Entre versões contraditórias e relatos envoltos em fantasia, a memória de Ária Ramos deixou de ser apenas fato policial para se transformar em lenda — uma história que ainda ressoa na identidade cultural da cidade.
A versão mais difundida falava em crime passional: um jovem teria atirado em Ária tomado pelo ciúme. Mas documentos do processo judicial, resgatados recentemente no Arquivo Central Júlia Mourão de Brito, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), revelam uma verdade bem diferente.

Desvendando a Verdade
O processo, que integra o acervo histórico do TJAM, foi encontrado durante a catalogação de documentos do século XIX por uma equipe de estudantes de pós-graduação em História da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Com base documental, o analista judiciário do TJAM e mestre em História pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Juarez Clementino da Silva Júnior, estudioso do caso, escreveu o artigo “Desmistificando o Caso Ária Ramos (1915)”, que lança luz sobre os fatos.
Um disparo acidental e a tragédia

Ao contrário do que se imaginava, Ária não foi vítima de um crime passional. A peça processual, com data de autuação em 29 de abril de 1915, revela que o autor do disparo foi o jovem Mário Travassos, de apenas 16 anos e que não teria matado por amor, mas por acidente.
Em depoimento, Mário contou que, na madrugada da Quarta-feira de Cinzas, durante o baile da agremiação Paladinos da Galhofa no Ideal Clube, procurava suas luvas quando encontrou um revólver dentro de uma bolsa sobre a mesa. Movido pela curiosidade e pela imprudência, manuseou a arma, abriu o tambor e, ao apertar o gatilho “de brincadeira”, acabou disparando acidentalmente contra Ária, que estava próxima.
Separando os fatos da ficção
Juarez Clementino aponta o caso de Ária Ramos como exemplo da diferença entre memória e história. A memória, seja individual ou coletiva, moldou versões fantasiosas ao longo do tempo, sem apoio em fatos ou provas, alimentando lendas que confundiram a lembrança coletiva.
Já a história, reconstituída agora, resulta do trabalho rigoroso dos historiadores, sustentado em fontes oficiais e evidências documentais sólidas.
Comoção na cidade
Ária Ramos era uma violinista talentosa e muito estimada na sociedade manauara. Sua morte provocou profunda comoção, e o caso teve ampla repercussão na imprensa local.
Para eternizá-la, uma comissão de artistas e músicos encomendou uma escultura de mármore em tamanho natural, instalada em seu mausoléu no Cemitério São João Batista. A estátua a retrata segurando o violino, e até hoje é um dos túmulos mais visitados do cemitério, mantendo viva a memória da jovem musicista.
Citações do Acusado, Mário Travassos:
“Eu estava brincando com o revólver e não percebi que estava carregado. Nunca quis machucar ninguém, muito menos a Ária. Lamento profundamente o que aconteceu.
Processo judicial
O juiz Hermes Afonso Tupinambá arquivou o processo judicial e, em sua decisão, destacou a ausência de dolo e materialidade na denúncia. Isso significa que o magistrado não considerou que o ato de Mário Travassos tenha sido intencional e configurasse um crime.
Segundo o historiador Juarez Clementino, o processo traz depoimentos de 18 pessoas, entre testemunhas oculares do incidente e pessoas informantes. Esses relatos corroboram a versão acidental do disparo, sem indícios de premeditação ou vingança.
Além do Mistério
Ária Ramos não era apenas uma bela jovem envolvida em uma tragédia, como a memória popular a retratava. Pesquisas apontam que era uma musicista talentosa, integrante de destaque da banda “Paladinos da Galhofa”.
Infelizmente, detalhes sobre sua formação musical e apresentações marcantes continuam sendo reunidos pelos historiadores. Contudo, o impacto que causou em sua época, demonstrado pela comoção social e a homenagem póstuma, revela a importância que a jovem violinista detinha na cena cultural manauara.
Fonte: Com informações do Tribunal de Justiça do Amazonas