O escritor tcheco Milan Kundera, reconhecido como um dos principais escritores do século 20, autor do icônico romance “A Insustentável Leveza do Ser”, faleceu aos 94 anos, conforme anunciado por Anna Mrazova, porta-voz da Biblioteca Milan Kundera, em Brno, nesta quarta-feira (12).
Nota de falecimento
“Infelizmente, posso confirmar o falecimento do senhor Milan Kundera, ocorrido ontem (terça-feira), após uma prolongada doença”, afirmou Mrazova.
Nascido em 1º de abril de 1929, Kundera viveu em Paris desde 1975, após se exilar na França devido à condenação em sua terra natal por criticar a invasão soviética à Tchecoslováquia em 1968.
Ao longo de sua carreira, Kundera escreveu poemas, contos e romances aclamados. Em 1967, publicou seu romance de estreia, “A Brincadeira”, seguido pelo conjunto de contos “Risíveis Amores” dois anos depois.
Prêmios
Reconhecido internacionalmente, Kundera recebeu vários prêmios literários ao longo de sua trajetória, incluindo o Prêmio Médicis (1973), o Prêmio Mondello (1978), o Prêmio Common Wealth (1981), o Prêmio Jerusalém (1985) e o Prêmio Independent de Literatura Estrangeira (1991). A causa do falecimento do escritor ainda não foi divulgada.
Leia mais:
- TCE-AM e MPC lançam Revista Científica com evento especial
- Mais da metade dos manauaras vive em favelas, revela Censo 2022
- 19ª Feira Tecnológica da Fucapi: Inovações para Preservação dos Biomas Amazônicos
- Agenda cultural da semana em Manaus: Espetáculos regionais e especial Halloween
- David Almeida define prioridades para novo mandato com reforço da segurança em Manaus