Manaus (AM) – As principais lideranças da Zona Franca de Manaus (ZFM) irão se reunir nesta quarta-feira, 21 de fevereiro, para discutir a relevância da Emenda Constitucional 132/23, que garante a competitividade da Zona Franca do Brasil, concentrada na Amazônia.
Promulgada no final do ano passado, essa emenda modifica o sistema tributário nacional, mantendo os incentivos fiscais especiais do modelo da ZFM vigentes até 2073. Este encontro destaca a importância estratégica da legislação para a economia local e nacional.
Alternativas para operacionalização da manutenção da competitividade da ZFM
Denominado como “Alternativas para operacionalização da manutenção da competitividade da ZFM”, o evento será realizado em formato híbrido: no auditório da SUFRAMA (Superintendência da Zona Franca de Manaus) e com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube.
“Trata-se de um evento de grande relevância, cujo objetivo é contribuir e fornecer subsídios para a manutenção das vantagens competitivas da Zona Franca de Manaus previstas no texto constitucional, e que agora deverão fazer parte das leis complementares. Por isso, a Abraciclo apoia a participação desses especialistas, que, com certeza, irão enriquecer os nossos debates e a formação de conhecimento sobre o tema”, ressalta o presidente da Abraciclo, Marcos Bento. Este encontro destaca a importância estratégica da legislação para a economia local e nacional.
A iniciativa será realizada pelo Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM), em parceria com Abraciclo e a SUFRAMA, com participação especial do Centro de Cidadania Fiscal (CCiF).
Para saber mais e se inscrever, clique aqui.
Sobre a ABRACICLO e o Setor de Duas Rodas
Com 47 anos de história e contando com 14 associadas, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – ABRACICLO representa os fabricantes de veículos de duas rodas no país, tendo como principal missão a coordenação, desenvolvimento e defesa da competitividade do setor por meio de ações baseadas em três pilares: Política Industrial, Segurança Viária e Técnico.
A fabricação nacional de motocicletas, quase totalmente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM), está entre as sete maiores do mundo. No segmento de bicicletas, com as principais fábricas também instaladas no PIM, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, as fabricantes do Setor de Duas Rodas geram cerca de 16,8 mil empregos diretos em Manaus/AM.
MOTOCICLETAS* | BICICLETAS* |
Frota nacional: acima de 33 milhões de unidades * | Frota nacional: mais de 70 milhões de unidades |
Produção anual: 1,4 milhão de unidades | Produção anual: 2,5 milhõesunidades ** |
7º maior produtor mundial | 4º maior produtor mundial |
Leia mais:
Evento do CIEAM debate importância da Emenda Constitucional para sustentar competitividade da ZFM
Suframa e ZFM celebram 56 anos de contribuições para Amazônia e para Brasil
PIM produz 764 mil Motocicletas e atinge melhor resultado para semestre em 8 anos