Empreender por meio do artesanato é sinônimo de valorização cultural, pessoal e profissional. E é isso que a artesã Alice Lagoa, de 47 anos, faz questão de contar por onde passa.
Há oitos anos, o empreendedorismo invadiu a vida da amazonense para ensiná-la a fazer arte e ganhar o mundo valorizando os costumes de seus ancestrais.
Ela produz bolsas e necessaires customizadas com grafismos da Amazônia e traçados indígenas:
Até 2015, Alice atuava como revendedora de cosméticos e, além de não se sentir realizada, sofria com a falta de vendas e atrasos de pagamento.
Naquele ano, mesmo sem muitos recursos, ela fez um curso de costura criativa e começou a presentear familiares e amigos, que a motivaram a investir nesse talento:
Qualidade sempre foi ponto forte da Alice Lagoa Bolsas, que preza pelo acabamento e material que não rasgue facilmente, que não manche ou encolha após a lavagem. Os produtos são sintéticos e com tecidos 100% algodão. Aos poucos, a clientela foi aumentando e as encomendas também.
Por dentro das tramas
Porém, a trajetória de Alice nem sempre esteve em alta. O negócio parou por três longos anos, quando ela precisou ir de Manaus para São Paulo tratar consequências graves de uma endometriose.
Nesse tempo, ela recebeu apoio do marido, da mãe e da irmã. Em 2020, quando finalmente teve sua saúde restabelecida, Alice buscou, no Sebrae Amazonas, orientações para inovar na retomada do seu negócio e decidiu se capacitar em curso de trançados indígenas para agregar valor às bolsas.
O interesse pelos trançados indígenas partiu da própria história familiar de Alice, que é descendente de uma tribo que já foi dizimada.
A amazonense, que no começo do negócio ganhava R$ 1.500 por mês, hoje chega a faturar R$ 6 mil como microempreendedora individual (MEI).
Ensinar a pescar
A empreendedora sonha em ter capital suficiente para sustentar um espaço para produção e outro para ensinar a comunidade a fazer bolsas.
Alice agora se prepara para voltar a participar de grandes feiras, como a Manaus Expo Beleza, enquanto desenha a nova coleção e organiza as finanças.
Em paralelo, ela faz parte do grupo de artesãs do Sebrae e mergulha em eventos e programas de negócios que ensinam, entre outros temas, as tendências em relação ao marketing digital, como precificar e fazer o envio de produtos e embalagens.
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