Manaus (AM) – O Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) divulgou nesta terça-feira (22) os resultados parciais de suas ações em três municípios da Região Metropolitana de Manaus.
Durante a semana de 14 a 21 de agosto, as equipes do instituto conduziram verificações em 787 instrumentos e 114 estabelecimentos comerciais.
As fiscalizações apontaram para a notificação de dois postos de combustíveis e a reprovação de seis balanças.
O trabalho das equipes do Ipem-AM se estendeu por três municípios, atuando simultaneamente em Iranduba, Manacapuru e Presidente Figueiredo, além das rodovias BR-174 e AM-010.
Manacapuru
Em Manacapuru, duas notificações foram emitidas para postos de combustíveis após fiscais identificarem irregularidades em cinco bicos de bombas de abastecimento. Essas irregularidades resultavam em prejuízos aos consumidores.
Os postos notificados têm um prazo de dez dias para apresentar defesa junto ao Ipem-AM. Além disso, os bicos reprovados devem passar por manutenção em empresas autorizadas pelo instituto antes de serem novamente utilizados.
Presidente Figueiredo
No município de Presidente Figueiredo ocorreu a reprovação de seis balanças devido a irregularidades que prejudicavam os consumidores. As balanças foram interditadas e passarão por manutenção autorizada.
Após a correção das irregularidades, o Ipem realizará a verificação para permitir o uso desses equipamentos no comércio.
Cronograma de ações
O cronograma de ações do Ipem-AM inclui visitas a 29 municípios do interior do estado. A iniciativa visa verificar instrumentos de pesagem, medição e medidas materializadas, postos de combustíveis terrestres e fluviais, além de ações em supermercados e mercadinhos.
Essa atividade está em consonância com o Plano de Trabalho estabelecido com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para o ano de 2023.
Irregularidades
Caso haja suspeitas de irregularidades, os consumidores podem entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-AM pelo telefone 0800 092 2020 e WhatsApp 99261-7143, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Também é possível acessar o site https://ipem.am.gov.br/ouvidoria/ ou seguir as redes sociais do instituto: Instagram (@ipem.amoficial), Facebook (Ipem Amazonas) e Twitter (@ipemamoficial).
( *) Portal Meu Amazonas, com informações da assessoria do Ipem
( * ) FOTOS: Divulgação/Ipem-AM
Leia mais:
- Mais da metade dos manauaras vive em favelas, revela Censo 2022
- 19ª Feira Tecnológica da Fucapi: Inovações para Preservação dos Biomas Amazônicos
- Agenda cultural da semana em Manaus: Espetáculos regionais e especial Halloween
- David Almeida define prioridades para novo mandato com reforço da segurança em Manaus
- David Almeida é reeleito prefeito de Manaus e promete reunir forças para nova gestão