Rede estadual intensifica atividades pedagógicas para os alunos finalistas, porta de entrada para o Ensino Superior
No Amazonas, alunos da rede estadual se preparam para o Enem 2025
Manaus (AM) – A menos de um mês para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, alunos da rede estadual do Amazonas intensificam os estudos para um dos principais caminhos de acesso ao Ensino Superior no país.
Segundo o Inep, do Ministério da Educação (MEC), mais de 42 mil estudantes finalistas do Ensino Médio no Amazonas estão inscritos para as provas, que serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro. Ao todo, mais de 110 mil candidatos confirmaram inscrição no estado, incluindo alunos da rede privada, federal e aqueles que já concluíram o Ensino Médio.
No Amazonas, 225 escolas da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (SEDUC) serão cedidas ao MEC para aplicação das provas, tanto na capital quanto no interior.
Preparação intensiva nas escolas
A secretária de educação, Arlete Mendonça, destacou que a rede estadual promove ações para incentivar a participação dos alunos e auxiliar na preparação:
“O apoio vai desde a solicitação do pedido de isenção da taxa de inscrição, mutirões para inscrição, até atividades pedagógicas como aulões e simulados voltados às provas do Enem”, afirmou.
O preparatório inclui o projeto Conquistar, desenvolvido pelo Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), que oferece materiais didáticos e atividades complementares. As sete Coordenadorias Distritais de Educação (CDEs) também promovem projetos voltados aos vestibulares.
Na Escola Estadual Ruy Alencar, os aulões preparatórios ocorrem aos sábados, abordando duas disciplinas por aula, com foco no Enem e vestibulares da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Segundo a professora de Sociologia, Rila Arruda, a participação é voluntária e reúne os alunos mais engajados.
Preparação no interior do Amazonas
Em Tabatinga, os estudantes da Escola Estadual Conceição Xavier de Alencar participam do projeto ‘Acelera Enem e Vestibular’, voltado para a disciplina de Biologia. A iniciativa da professora Roseane do Nascimento Hilário revisa e consolida os principais conceitos de forma rápida e interativa.
Em Maués, o projeto ‘Aquecimento Enem’ promove revisão de conteúdos e redação em sala de aula, além de aulões aos sábados, realizados em parceria com o município.
Sobre o Enem
O Enem avalia o desempenho escolar ao final do Ensino Médio e é a principal porta de entrada para o Ensino Superior, incluindo o Sisu, Prouni e Fies.
Além disso, instituições públicas e privadas utilizam o exame como critério de seleção. Os resultados também são úteis para processos seletivos de universidades portuguesas conveniadas com o Inep, facilitando o acesso dos estudantes brasileiros ao ensino superior em Portugal.
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE EDUCAÇÃO:
- SISU 2026 usará até 3 notas do Enem: saiba a nova regra
- Amazonas tem pior desempenho nacional no Enem 2024, aponta CLP
- Secretaria de Educação abre inscrições para Provão Eletrônico da EJA em Manaus
- Manauara Shopping abre novas vagas para cursos gratuitos em Manaus
Siga o canal do Portal Meu Amazonas no WhatsApp -CLIQUE AQUI
Fale com a Redação: E-mail: [email protected] e WhatsApp: (92) 99148-8431
