Manaus (AM) – Alunos e equipe técnica da rede amazonense de ensino embarcam, entre esta quarta-feira (30/08) e o dia 8 de setembro, para São Paulo, onde participarão dos Jogos da Juventude 2023, que acontece de 1º a 16 de setembro, na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo.
A competição desportiva, aberta a estudantes de 12 a 14 anos, contará com a participação de mais de 4 mil jovens das 27 unidades da Federação. Do Amazonas irão 173 atletas.
Modalidades
Ao todo, os representantes da rede estadual disputarão o evento em todas as modalidades disponíveis, sendo coletivas e individuais, sendo elas: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, vôlei, vôlei de praia, natação, xadrez, karatê, wrestling, ginástica artística, ginástica rítmica, badminton e taekwondo.
O professor da Secretaria de Educação e chefe da delegação do Amazonas, Mike Moraes, contou que esta é a segunda maior equipe já enviada aos Jogos da Juventude.
Da EE José Bernardino Lindoso, a estudante Avril Karoline de Souza, de 15 anos, que disputa na modalidade Wrestling, é uma das promessas de medalhas na competição. A jovem iniciou a carreira no esporte aos 7 anos e, neste ano, conquistou o 3° lugar no Pan-Americano, no México, e a terceira colocação no ranking das Américas, na categoria até 57 quilos.
“A minha expectativa para os Jogos da Juventude é bem alta. Venho treinando bastante. Cheguei recentemente de uma disputa internacional, onde passei por uma experiência maravilhosa, conquistando a 3ª colocação no Pan-Americano. Assim, estou ansiosa para trazer o primeiro lugar para o Amazonas”, explicou a estudante.
Leia mais:
- Mais da metade dos manauaras vive em favelas, revela Censo 2022
- 19ª Feira Tecnológica da Fucapi: Inovações para Preservação dos Biomas Amazônicos
- Agenda cultural da semana em Manaus: Espetáculos regionais e especial Halloween
- David Almeida define prioridades para novo mandato com reforço da segurança em Manaus
- David Almeida é reeleito prefeito de Manaus e promete reunir forças para nova gestão