Manaus (AM) – Nesta segunda-feira, 8 de setembro, o Estádio Carlos Zamith, no bairro Coroado, em Manaus, será palco da grande final do Campeonato Amazonense Sub-20 de 2025.
A partir das 20h, Amazonas FC e Nacional FC disputam o título estadual e a vaga para a Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2026, considerada a maior vitrine do futebol de base no Brasil. A entrada será gratuita, e o público deve lotar o estádio para um dos jogos mais aguardados da temporada.
Campanhas que credenciam os finalistas
O Amazonas chega à decisão com uma campanha sólida. Líder do Grupo A na primeira fase, a equipe somou 12 pontos em cinco jogos, com quatro vitórias e uma derrota. O time marcou 15 gols e sofreu apenas quatro, terminando com um saldo de +11. No mata-mata, venceu o Manaus FC por 3 a 2 nas quartas de final e, na semifinal, bateu o Unidos do Alvorada por 4 a 2.
Do outro lado, o Nacional também mostrou força ao longo da competição. Segundo colocado do Grupo B, somou 13 pontos em seis partidas, com quatro vitórias, um empate e uma derrota, com 24 gols marcados, mesmo com cinco baixas por lesão durante o campeonato. Nas fases eliminatórias, venceu o RB do Norte por 1 a 0 e superou o Fast Clube na semifinal, com vitória por 2 a 1.
Destaques da competição
O Amazonense Sub-20 deste ano teve um alto número de gols: foram 175 até o momento. O Manauara EC teve a melhor campanha da primeira fase, com 18 pontos em seis jogos, 33 gols marcados e apenas dois sofridos. Carlos Eduardo, atacante do Manauara, é o artilheiro do torneio, com oito gols. Logo atrás estão Hanner, do Amazonas, e Guilherme, do Unidos do Alvorada, ambos com seis.
Organização e orientações para o público
A entrada para a final será feita pela bilheteria principal do Estádio Carlos Zamith. As torcidas serão separadas: os torcedores do Amazonas ficarão no lado esquerdo do estádio, enquanto os do Nacional ocuparão o lado direito.
Por questões de segurança, não é permitida a entrada com hastes metálicas, sprays, aerossóis, artefatos pirotécnicos, sinalizadores, recipientes de vidro ou alumínio, nem capacetes. Crianças menores de cinco anos não poderão acessar o estádio, conforme legislação vigente.
Mais que o título, uma vaga na Copinha
O campeão desta segunda-feira garantirá uma vaga na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2026, principal torneio de base do país. A competição é uma grande vitrine para jovens atletas que buscam uma oportunidade no futebol profissional.
Com tudo em jogo, a decisão no Zamith promete ser eletrizante. Amazonas e Nacional entram em campo com o mesmo objetivo: levantar a taça e colocar seu nome na história do futebol amazonense.
Leia mais:
- ‘Retrato de um Certo Oriente’ vai disputar vaga no Oscar como melhor filme internacional
- J&F injeta R$ 9,8 bi e assume controle da Amazonas Energia
- BR-319: Três anos após tragédia, obras de pontes avançam na Amazônia