Casa Branca emite alerta de alto risco e orienta saída urgente de cidadãos dos EUA
EUA mandam americanos deixarem a Venezuela “imediatamente” em meio à escalada de tensão
A Casa Branca elevou o tom nesta quinta-feira (4/12) e orientou que todos os cidadãos americanos e residentes permanentes deixem a Venezuela imediatamente, citando risco extremo para a integridade física de quem permanece no país. O alerta, emitido pelo governo Donald Trump, marca um novo ponto de tensão na relação bilateral.
Segundo o comunicado oficial, os EUA avaliam que a Venezuela apresenta alto risco de detenção indevida, tortura sob custódia, terrorismo, sequestro, criminalidade, agitação civil e precariedade no sistema de saúde. O texto também recomenda que ninguém viaje ao país “sob qualquer motivo”.
Nota
A nota destaca que os Estados Unidos não têm embaixada ou consulado em funcionamento no território venezuelano, o que impede a oferta de apoio consular em emergências.
“Qualquer pessoa com cidadania ou status de residência nos EUA deve deixar o país imediatamente, inclusive aquelas que viajam com passaporte venezuelano ou de terceiros”, reforça o documento.
A orientação evidencia a deterioração acelerada do ambiente diplomático e de segurança na região, ampliando o impacto político da crise venezuelana no continente.
LEIA MAIS:
Lula diz que “nenhum presidente” deve dar palpite sobre a Venezuela
FAB abate avião venezuelano perto de Manaus; traficantes morreram
Tensão política na Venezuela: Nicolás Maduro desafia Elon Musk para luta
Influencer venezuelano é executado durante live em casa
Siga o canal do Portal Meu Amazonas no WhatsApp -CLIQUE AQUI
Fale com a Redação: E-mail: [email protected] e WhatsApp: (92) 99148-8431
