Brasília, 03 de maio de 2024 – O governo federal confirmou nesta sexta-feira (3) o adiamento do Concurso Nacional Público Unificado (CNPU), que estava previsto para ser realizado neste domingo (5). A decisão, tomada em decorrência das fortes chuvas e enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul desde o início da semana, visa colaborar com os candidatos inscritos no estado gaúcho, em questão de apoio e solidariedade.
Estado de Calamidade Pública
O estado de calamidade pública, decretado no Rio Grande do Sul na quinta-feira (2), ocorreu após a confirmação de 37 mortes em decorrência das chuvas. O número de desaparecidos ainda é alto, com 74 pessoas ainda sem contato, e 56 pessoas ficaram feridas. O panorama é desolador, com 235 municípios gaúchos afetados pelos temporais, totalizando 351.639 pessoas atingidas. Dessas, 17.087 estão desalojadas e 7.165 em abrigos.
Leia também: Chuvas: Governador do RS alerta para nível dos rios e pede que população não vacile
Priorizando a Segurança dos Candidatos:
Inicialmente, a decisão era manter a aplicação das provas no Rio Grande do Sul, no entanto, após diversas análises e discussões, o governo optou por adiar o exame em todo o país, a fim de garantir a segurança e o bem-estar dos candidatos. A nova data para a realização do concurso, ainda não está definida. O governo comunicará novo calendário aos concorrentes.
Solidariedade e Apoio às Vítimas:
O governo federal expressa sua profunda solidariedade às famílias das vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul e se coloca à disposição para auxiliar o estado neste momento de grande dificuldade. Os esforços continuam concentrados em auxiliar na busca por desaparecidos, prestar socorro aos atingidos e minimizar os impactos da tragédia.
Leia mais:
Chuvas: Governador do RS alerta para nível dos rios e pede que população não vacile