O Brasil registrou o primeiro caso da subvariante EG.5 do coronavírus, conhecida como Eris. A informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde.
Segundo a pasta, o caso foi registrado na capital paulista e os sintomas iniciais começaram no final de julho. A paciente seria uma mulher de 71 anos, com esquema vacinal completo e que não viajou nas últimas semanas.
De acordo com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), a paciente já está curada, e apresentou os primeiros sintomas, entre eles, febre, tosse, fadiga e dor de cabeça no dia 30 de julho. A coleta para realização do exame laboratorial foi feita em 8 de agosto.
Subvariante
A Eris foi identificada pela primeira vez em fevereiro deste ano pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Nos Estados Unidos, a Eris se tornou a principal variante.
A OMS classificou a presença dela como “de interesse”. Segundo especialistas, o surgimento de mutações pode gerar uma onda de novos casos de Covid.
A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) emitiu uma nota com medidas que devem ser seguidas para evitar novas infecções pela subvariante EG.5. Entre elas, está o uso de máscaras por pessoas com comorbidades e mais vulneráveis ao coronavírus.
Dados da OMS mostram que até o dia 11 deste mês, 1,5 milhão de pessoas foram infectadas pela Covid-19 no mundo entre 10 de julho e 6 de agosto.
LEIA MAIS:
- Mais da metade dos manauaras vive em favelas, revela Censo 2022
- 19ª Feira Tecnológica da Fucapi: Inovações para Preservação dos Biomas Amazônicos
- Agenda cultural da semana em Manaus: Espetáculos regionais e especial Halloween
- David Almeida define prioridades para novo mandato com reforço da segurança em Manaus
- David Almeida é reeleito prefeito de Manaus e promete reunir forças para nova gestão