Rio de Janeiro (RJ) – Um levantamento da Polícia Civil do Rio de Janeiro revelou que 21 criminosos foragidos oriundos do Amazonas estariam abrigados em grandes complexos de favelas fluminenses, como parte de uma estratégia de expansão nacional da facção Comando Vermelho (CV). A informação, obtida pelo jornal EXTRA, aponta que, do total de 152 faccionados de diversas regiões escondidos no Rio, o Amazonas é o segundo estado com maior número de foragidos.
Ao todo, 78 traficantes do CV estão foragidos e abrigados no Rio de Janeiro. Além dos 21 do Amazonas, a lista inclui criminosos do Pará (30), Bahia (18), Ceará (10), Alagoas (8), Acre (7), Amapá (5), Mato Grosso do Sul (1), Paraná (1) e Rio Grande do Norte (1).
Expansão do crime: Rio como centro de “intercâmbio” criminoso
O Rio de Janeiro funciona como um centro de “intercâmbio” para a cúpula do CV. Chefes da facção espalhados pelo Brasil buscam blindagem e proteção nas favelas cariocas, de onde passam a controlar territórios e rotas de tráfico de armas e drogas em seus estados de origem, incluindo o Amazonas.
Segurança Pública do Amazonas
A presença de 21 foragidos amazonenses no Rio é um dado fundamental para a Segurança Pública do Amazonas, pois sugere uma articulação que fortalece a logística do crime organizado no estado, mesmo à distância. A cooperação entre criminosos do Amazonas e a cúpula do CV no Rio facilita a ampliação das atividades, a lavagem de dinheiro e o escoamento de ilícitos.
Para as Forças de Segurança do Amazonas esse fluxo migratório é um desafio complexo, pois o controle à distância permite que líderes presos ou foragidos mantenham o domínio de rotas e frentes de venda em Manaus e no interior, o que exige um trabalho de inteligência interestadual aprofundado.
Operação Contenção visa desarticular rede do Comando Vermelho
As forças de segurança do Rio de Janeiro seguem nesta terça-feira, 28, com a “Operação Contenção” nos complexos do Alemão e da Penha. O objetivo é conter o avanço territorial do CV e prender os traficantes abrigados.
A operação cumpre 100 mandados de prisão e 150 de busca e apreensão.
Criminosos do Pará
Pelo menos 30 criminosos alvos da ação são oriundos do Pará. O Tribunal de Justiça do Pará informou que está colaborando com a Justiça fluminense e órgãos de investigação na emissão de mandados, buscando desmantelar essa rede criminosa articulada em nível nacional.
LEIA MAIS:
- Megaoperação: 64 Mortos no Rio no Choque Mais Letal Contra Comando Vermelho
- Ex-policial do Bope é preso por treinar traficantes do Comando Vermelho no Rio
- Traficante do Comando Vermelho sofre atentado dentro de carro de luxo em Manaus
- Conselheiros de facção do Pará são presos em Manaus
Siga o canal do Portal Meu Amazonas no WhatsApp -CLIQUE AQUI
Fale com a Redação: E-mail: [email protected] e WhatsApp: (92) 99148-8431
