MANAUS – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), prendeu na manhã de segunda-feira (26/08) Vinícius Heiringer dos Santos Mattos, de 22 anos, principal suspeito da morte do biomédico Arthur Fagner da Silva, de 33 anos. A prisão ocorreu cinco dias após o início das investigações.
O crime premeditado
Arthur Fagner, visto pela última vez na madrugada de 19 de agosto, após sair de uma casa noturna localizada na avenida do Turismo, no bairro Tarumã, zona oeste de Manaus.
Após assassinado, teve o corpo encontrado em avançado estado de decomposição em uma área de mata na região do Tarumã, na terça-feira (20/08), porém permaneceu sem identificação no Instituto Médico Legal (IML) até quinta-feira (22/08), devido às condições em que estava.
Leia também: Suspeito de assassinar biomédico Arthur Fagner é preso em Manaus
“A identificação só foi possível após análise cuidadosa, devido ao estado avançado de decomposição”, afirmou um perito do IML, que preferiu não ser identificado.
Segundo a delegada Marília Campello, adjunta da DEHS, Vinícius foi o mentor do crime, planejando o latrocínio desde a noite anterior, enquanto acompanhava Arthur e seu grupo de amigos em um bar.
“Este crime foi premeditado. A intenção de Vinícius era roubar e transferir os valores da conta da vítima para a sua própria conta. Ele agiu por interesse financeiro. Só teremos certeza se os valores foram transferidos após a quebra do sigilo bancário, por medida judicial. Em depoimento, ele afirmou que não conseguiu realizar a transferência porque não conseguiu desbloquear o celular”, detalhou Marília.
Por estar sóbrio, Vinícius se ofereceu para levar Arthur de volta para casa. No entanto, ele desviou o caminho para a estrada da Praia Dourada, onde assassinou o biomédico com golpes de arma branca, apoderando-se da motocicleta da vítima.
“A intenção era clara: ele queria roubar e transferir dinheiro da conta da vítima para a sua própria, mas, segundo o depoimento, não conseguiu desbloquear o celular”, detalhou Campello.
Motivação Financeira e Investigação
A investigação apontou que a motivação do crime foi de natureza patrimonial.
“Este é mais um caso de latrocínio em que a ganância se sobrepõe à vida humana”, afirmou o delegado Ricardo Cunha, titular da DEHS. Ele ressaltou que as autoridades estão investigando se Vinícius contou com a ajuda de terceiros.
Vinícius, que já possui antecedentes por violência doméstica, perseguição e lesão corporal, passará por audiência de custódia e ficará à disposição da Justiça.
“A prisão de Vinícius é um passo crucial para garantir justiça à família da vítima e impedir que mais crimes como este ocorram”, enfatizou Cunha.
Pronunciamento do Suspeito
Conduzido para a audiência de custódia, Vinícius Heiringer se pronunciou e pediu perdão à família, amigos e a dele também, mas tentou minimizar participação no crime, alegando que “só tive participação, não fui eu que matei”.
Repercussão do Caso
O delegado Ricardo Cunha destacou que o crime foi premeditado, fato que ficou evidente pelo comportamento de Vinícius durante a noite do assassinato.
“Vinícius não consumiu bebidas alcoólicas, algo incomum para ele em casas noturnas, o que já indica a premeditação do crime”, explicou Cunha. Além disso, a delegada Marília Campello revelou que Vinícius possui um histórico de comportamento violento.
“Ele admitiu em interrogatório que agrediu brutalmente a vítima antes de matá-la, o que apenas reforça o perfil violento e agressivo que estamos lidando”, afirmou Campello.
A prisão de Vinícius representa um avanço nas investigações, que agora se concentram em esclarecer detalhes do crime e identificação de possíveis cúmplices.
Leia mais:
Suspeito de assassinar biomédico Arthur Fagner é preso em Manaus
Após Polícia prender assassino de biomédico em Manaus, homem pede perdão à família
Polícia Civil divulga imagem de biomédico desaparecido em Manaus
- Mais da metade dos manauaras vive em favelas, revela Censo 2022
- 19ª Feira Tecnológica da Fucapi: Inovações para Preservação dos Biomas Amazônicos
- Agenda cultural da semana em Manaus: Espetáculos regionais e especial Halloween
- David Almeida define prioridades para novo mandato com reforço da segurança em Manaus
- David Almeida é reeleito prefeito de Manaus e promete reunir forças para nova gestão