Manaus–AM – Um cachorro, chamado Beethoven, foi morto com um tiro na cabeça por um policial militar durante uma abordagem no conjunto Boas Novas, no bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus. O caso ocorreu na madrugada desta quinta-feira (21) e gerou revolta de moradores do local.
Segundo testemunha, que estava nas proximidades, os policiais estavam realizando uma revista em um rapaz, que não teve o nome divulgado, e quando começaram a agredi-lo, o animal entrou no meio da briga. Nesse momento, o policial deu um tiro na cabeça de Beethoven, que morreu na hora.
O corpo de Beethoven foi removido por veterinários da Comissão de Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa do Amazonas, para necropsia. Testemunhas contaram que o animal, já morto, ainda foi arrastado pela viatura da polícia.
‘’O cachorro só fez pular, ele não mordeu e nem fez nada demais. Tinha uma criança perto, meu filho, e só deu tempo de tirar ele dalí. Um tiro bem no meio da cabeça do animal? Ele fez com intenção. O cachorro sempre ficava por aqui, era super brincalhão, nunca mordeu ninguém’’, relatou uma moradora do bairro durante live no Instagram da deputada estadual Joana Darc (UB).
A parlamentar se indignou com a agressão e afirmou que o caso será investigado. Segundo Joana Darc, mesmo em legítima defesa, o correto é tentar repelir o animal, sem usar uma arma de fogo.
‘’Se for realmente necessário, você dá um tiro para assustar o animal ou em algum lugar em que o tiro não seja fatal. Esse caso não pode passar impune’’, declarou a deputada que é presidente da Comissão.
Outros moradores da região também se revoltaram com a situação. Beethoven era um animal Sem Raça Definida, de pelagem caramelo, tinha seis meses e era dócil.
Outro lado:
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) informa que tomou conhecimento da ocorrência, que resultou na prisão em flagrante de um homem por tráfico de drogas, e no disparo contra o animal, e vai investigar a conduta dos policiais.
“A PMAM ressalta o respeito que tem por toda e qualquer vida, inclusive atuando no combate aos maus-tratos aos animais e vai instaurar procedimento administrativo para apurar a atuação pontual dos policiais durante a ocorrência, diz trecho da nota.
LEIA MAIS:
- Mais da metade dos manauaras vive em favelas, revela Censo 2022
- 19ª Feira Tecnológica da Fucapi: Inovações para Preservação dos Biomas Amazônicos
- Agenda cultural da semana em Manaus: Espetáculos regionais e especial Halloween
- David Almeida define prioridades para novo mandato com reforço da segurança em Manaus
- David Almeida é reeleito prefeito de Manaus e promete reunir forças para nova gestão