Manaus–AM – A delegada Joyce Coelho anunciou em suas redes sociais surpreendida com a portaria que a designou para a Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai). Até então, ela liderava a Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), onde realizou um trabalho de amplo reconhecimento público.
A delegada acabou transferida, duas semanas, após reclamar de interferência política nas ações da Delegacia que dirigia, sendo então substituída por Juliana Tuma.
A portaria foi divulgada extraoficialmente na segunda-feira, dia 3. Joyce Coelho relatou que tomou conhecimento da mudança após um dia de capacitação dos servidores das delegacias da capital e do interior.
“Sou policial, amo o meu trabalho e não tenho medo de trabalho, mas, existem valores que para mim são inegociáveis! No fim do dia fui surpreendida com uma portaria me trocando de delegacia”, declarou.
Nova Designação na Depca
Delegada Juliana Tuma, que anteriormente era titular da Deaai, assume agora a Depca.
A troca ocorre após a delegada Joyce Coelho colocar seu cargo à disposição no último dia 16 de maio, devido ao desconforto com interferências políticas, especialmente da deputada Débora Menezes (PL), em eventos e operações da Polícia Civil.
Interferência Política
Débora Menezes, que até pouco tempo não mantinha ligações com a instituição de segurança pública, agora sempre acompanha a Polícia Civil em operações relacionadas a casos de estupro e abuso sexual.
Na última coletiva sobre a “Operação Caminhos Seguros” da Polícia Civil, Joyce Coelho não esteve presente, enquanto Débora Menezes marcou presença.
Recomendação do Ministério Público
Na semana passada, o Ministério Público do Amazonas (MP-AM) recomendou à cúpula da Segurança Pública que adotem medidas “necessárias e progressivas” para impedir a participação em entrevistas coletivas de autoridades que não fazem parte das investigações policiais. Segundo o MP, a medida visa evitar o uso da estrutura da segurança pública para fins políticos.
Leia mais: