Manaus (AM) – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por intermédio do 6° Distrito Integrado de Polícia (DIP), com suporte do Departamento de Investigação e Polícia Judiciária (DIPJ), efetuou a prisão em flagrante de José Mario Gomes Cavalcante, 69 anos, e Thiago Oliveira de Souza, 32 anos, na segunda-feira (19/02). A dupla foi capturada por tentativa de estelionato em uma agência bancária no bairro Cidade Nova, utilizando documentos fraudulentos.
Detalhes do Golpe
O delegado Ericson Tavares, titular da unidade policial, revelou que o DIPJ alertou o 6° DIP após receber denúncia dos funcionários bancários sobre a falsidade dos Registros Gerais (RGs) apresentados pelos suspeitos. Os indivíduos, ao serem abordados pela equipe policial, portavam documentos com o nome de um cliente legítimo, mas com a foto de um dos criminosos.
“Assim que recebemos a informação sobre o que José e Thiago estavam tentando realizar, fomos até a agência bancária. Ao chegarmos ao local, fizemos a devida abordagem e constatamos que eles estavam com o documento de um cliente verdadeiro do banco, mas com a foto de José. Por isso eles receberam voz de prisão em flagrante”, disse.
Atuação Criminosa
Durante a coletiva de imprensa, Tavares destacou que a investigação revelou o envolvimento da dupla em uma organização criminosa dedicada a esse tipo de delito.
Carlos Eduardo Gemaque dos Santos, 32 anos, apontado como o responsável pela falsificação dos documentos, é o terceiro integrante do grupo.
“Ele não estava no banco no momento da prisão, mas José e Thiago indicaram o endereço de sua residência. Quando chegamos na casa de Carlos Eduardo, encontramos vários RGs falsos que seriam usados para outros possíveis golpes. José Mario informou que receberia um valor de 2 mil reais, uma vez que, para cometer o delito, foi cooptado por Thiago e Carlos Eduardo. No momento não sabemos como eles tinham acesso às informações dos clientes da instituição, mas estamos empenhados em investigar para descobrir”, esclareceu.
Apelo por Informações
O delegado fez um apelo à população para fornecer informações sobre o paradeiro de Carlos Eduardo, ressaltando a garantia de anonimato ao denunciante por meio do número 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM).
Desdobramentos
José Mario e Thiago Oliveira enfrentarão acusações por tentativa de estelionato e associação criminosa. Após passarem por audiência de custódia, ficarão à disposição da Justiça para os devidos procedimentos legais.
Leia mais:
- Mais da metade dos manauaras vive em favelas, revela Censo 2022
- 19ª Feira Tecnológica da Fucapi: Inovações para Preservação dos Biomas Amazônicos
- Agenda cultural da semana em Manaus: Espetáculos regionais e especial Halloween
- David Almeida define prioridades para novo mandato com reforço da segurança em Manaus
- David Almeida é reeleito prefeito de Manaus e promete reunir forças para nova gestão