Manaus–AM – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) prendeu na quinta-feira (29/08) um homem de 32 anos, acusado de descumprir medida protetiva e perseguir sua ex-companheira, de 35 anos. O suspeito, que se fazia passar por tenente do Exército Brasileiro, também é investigado por ameaçar divulgar imagens íntimas da vítima.
Ação Policial e Declarações
A prisão ocorreu no município de Lábrea, localizado a 702 quilômetros de Manaus, com o apoio da Delegacia Especializada em Capturas e Polinter (DECP).
Durante coletiva na sede da Delegacia Geral (DG) em Manaus, o delegado Paulo Mavignier, diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), falou sobre o trabalho da equipe da Delegacia Especializada de Polícia (DEP) de Lábrea, sob a liderança da delegada Larissa Barreto.
“Este caso marca mais de 50 prisões relacionadas à violência contra mulheres, crianças e grupos vulneráveis. Essas ações não apenas garantem uma resposta eficaz à sociedade, mas também encorajam outras vítimas a se manifestarem”, afirmou Mavignier.
Detalhes da Investigação
A delegada Larissa Barreto revelou que a vítima e o suspeito iniciaram o relacionamento em dezembro de 2023, após se conhecerem por meio das redes sociais. A relação terminou em abril deste ano devido ao comportamento agressivo e controlador do homem.
“Após o término, o suspeito passou a agir como um ‘stalker’, perseguindo a vítima e ameaçando divulgar imagens íntimas que possuía dela. Ele enviou essas imagens para o atual marido da mulher na tentativa de constrangê-la. A vítima então registrou um Boletim de Ocorrência (BO)”, explicou Barreto.
A delegada ressaltou que a vítima inicialmente hesitou em denunciar por receio da exposição. Entretanto, foram tomadas todas as medidas para proteger sua privacidade, e uma medida protetiva foi concedida pelo Judiciário em julho deste ano.
“Apesar da medida protetiva, o agressor continuou a ameaçar a vítima por meio de outra rede social. Solicitamos, então, sua prisão preventiva. Existe a possibilidade de que outras mulheres também tenham sido vítimas de divulgação não autorizada de imagens íntimas”, acrescentou Barreto.
Prisão e Procedimentos Legais
O homem foi preso na manhã de quinta-feira em sua residência no bairro Santo Antônio, zona oeste de Manaus, por policiais civis da DEP de Lábrea e com o apoio da Polinter.
O acusado enfrentará acusações de descumprimento de medida protetiva, perseguição, violência psicológica, injúria e divulgação de imagens íntimas, no contexto da violência doméstica. Ele permanece à disposição da Justiça.
Leia mais:
- Mais da metade dos manauaras vive em favelas, revela Censo 2022
- 19ª Feira Tecnológica da Fucapi: Inovações para Preservação dos Biomas Amazônicos
- Agenda cultural da semana em Manaus: Espetáculos regionais e especial Halloween
- David Almeida define prioridades para novo mandato com reforço da segurança em Manaus
- David Almeida é reeleito prefeito de Manaus e promete reunir forças para nova gestão