Manaus – AM – Nesta segunda-feira (23/09), por volta das 10h45, um homem acabou preso em flagrante por policiais militares do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), após ser identificado como o responsável por um incêndio de grandes proporções, em um residencial, localizado no conjunto Jardim Sakura 2, bairro Parque 10 de Novembro, zona centro-sul de Manaus.
As informações, repassadas durante coletiva de imprensa no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no Aleixo, demonstrou a gravidade do fato.
O secretário de Segurança Pública, coronel Vinícius Almeida, ressaltou a importância do trabalho integrado do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas e das polícias Militar e Civil, além do apoio da população em realizar a denúncia para combater os crimes ambientais.
“O sistema de segurança pública tem trabalhado muito, seja através dos combates de incêndios na Região Metropolitana ou no interior. Quero agradecer a participação da população que nos ajuda a prender essas pessoas e, sabemos que parte desses incêndios são criminosos. Vamos combater de maneira integrada para levar tranquilidade para a população e solicito que continuem a nos informar o mais rápido possível para controlar a situação”, disse.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Alexandre Freitas, informou que as equipes da corporação acionadas pelo 193, correu a apagar as chamas, com informação de que havia um incêndio de grandes proporções e que as chamas atingiram diferentes pontos da vegetação.
“Com a atuação rápida e coordenada da nossa equipe, com uma viatura Auto Bomba Tanque e cinco bombeiros militares, os 12 focos de incêndio foram combatidos utilizando cerca de 1.200 litros de água, impedindo que o incêndio se propagasse para as residências próximas. Seguimos todos os protocolos de segurança e contamos com o apoio da Polícia Ambiental, que garantiu a detenção do responsável pela queima ilegal. Nossa prioridade é sempre proteger o meio ambiente e a segurança da população,” pontuou o comandante-geral do CBMAM, coronel Alexandre Gama.
Leia mais:
- Mais da metade dos manauaras vive em favelas, revela Censo 2022
- 19ª Feira Tecnológica da Fucapi: Inovações para Preservação dos Biomas Amazônicos
- Agenda cultural da semana em Manaus: Espetáculos regionais e especial Halloween
- David Almeida define prioridades para novo mandato com reforço da segurança em Manaus
- David Almeida é reeleito prefeito de Manaus e promete reunir forças para nova gestão