Manaus (AM) – O influenciador digital Jardel Davi Progênio da Silva, de 27 anos, foi indiciado por incitação ao crime após publicar vídeos em suas redes sociais incentivando a população a subtrair fios de cobre de radares instalados recentemente em Manaus. A ação foi conduzida pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
Segundo o delegado Ivo Martins, titular da unidade, as investigações começaram após denúncia sobre o conteúdo dos vídeos, que, de acordo com a polícia, estimulavam práticas ilícitas.
“Condutas como essa não podem ser toleradas, pois incentivam diretamente a prática de atos ilícitos. Durante oitiva na delegacia, o autor reconheceu a infelicidade de suas declarações e, ao final do procedimento, foi indiciado com base no artigo 286 do Código Penal Brasileiro (CPB)”, destacou o delegado.
Jardel compareceu ao 19º DIP acompanhado de sua advogada, foi formalmente interrogado e responderá em liberdade.
Nota da defesa
A defesa do influenciador informou que Jardel não teve a intenção de incitar a prática de furtos e que os vídeos foram feitos com tom humorístico, sem conhecimento da gravidade legal envolvida.
“Os vídeos publicados foram realizados apenas em tom de humor, por ele ser humorista. Jardel pede desculpas à população por qualquer mal-entendido causado”, diz a nota.
Leia mais:
Ibama multa influencer amazonense por maus-tratos de animais