Manaus (AM) – Na madrugada entre segunda-feira (10) e terça-feira (11), a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), em conjunto com as Polícias Civil (PC-AM) e Militar (PMAM), deflagrou uma operação para combater a apologia ao crime durante uma queima de fogos. No total, 51 pessoas foram detidas – 25 em Manaus e 26 no interior – além da apreensão de quatro adolescentes por ato infracional análogo.
Além das prisões, a ação resultou na apreensão de diversos materiais, incluindo porções de drogas, câmeras utilizadas para monitoramento remoto, balanças de precisão, caixas de explosivos e cerca de mil caixas de artefatos de fogo de artifício. Em uma das ocorrências, uma arma de fogo e drogas foram confiscadas no bairro Lago Azul, zona norte de Manaus, após indivíduos fugirem ao avistar a presença policial.
O secretário de Segurança, coronel Vinícius Almeida, afirmou que a operação, que já ocorre há cinco anos no combate a práticas criminosas, foi realizada de forma sigilosa e contou com o reforço das centrais de flagrantes da Polícia Civil e das tropas especializadas da Polícia Militar. Almeida destacou que, em 2024, o Amazonas registrou a apreensão de mais de 43 toneladas de drogas – representando quase 70% do total apreendido na região Norte e quase o dobro do que foi registrado em 2023.
O delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga, ressaltou a importância do trabalho integrado entre a Polícia Civil, a Polícia Militar e a Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), que permitiu a condução dos envolvidos às delegacias da capital e do interior. “Os suspeitos assinaram o Termo Circunstanciado de Ocorrência e, entre eles, há pessoas que já foram responsabilizadas por mais de 10 crimes. Não vamos desistir; continuaremos engajados para manter a paz e a ordem na sociedade amazonense”, afirmou Fraga.
Já o coronel Carlos Eduardo, comandante do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), informou que, por determinação do comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, foram realizados patrulhamentos intensos nos locais das queimas de fogos. “Conseguimos apreender armas, drogas e equipamentos de monitoramento que facilitam o acesso ao tráfico. A Polícia Militar seguirá atuando para garantir segurança e tranquilidade à população”, concluiu.
A operação reforça o compromisso das autoridades em coibir práticas criminosas e proteger a ordem pública no Estado do Amazonas.