Manaus (AM) – O criminoso amazonense Mano Kaio, considerado de alta periculosidade e ligado ao Comando Vermelho (CV), está escondido no Complexo da Penha, no Rio de Janeiro, onde ocorre uma megaoperação policial nesta terça-feira (27). Até o momento, há informações de que 64 pessoas já morreram na operação.
Quem é Mano Kaio
Kaio Wuellington Cardoso dos Santos, de 32 anos, tem histórico de crimes que se estende por mais de uma década. Ele ficou conhecido em 2010, aos 17 anos, como membro de uma quadrilha especializada em roubos de residências em Manaus. Desde então, acumulou prisões, fugas e envolvimento em homicídios e tráfico de drogas.
Entre os crimes atribuídos a Kaio estão:
- Execução de traficantes em Manaus em 2013, com corpos encontrados esquartejados
- Liderança de ações da Família do Norte (FDN), braço do CV no Amazonas
- Participação na chacina do Compaj, em 2017, que matou 56 detentos
- Envolvimento em uma rede internacional de tráfico de drogas e armas
Ele possui condenações formais por dois homicídios: do feirante Rodrigo Brasil Castro (2013) e de Ana Carla Teixeira de Oliveira (2012), com pena de 14 anos cada.
Histórico de operações
- Em 2021, Kaio foi o responsável por uma onda de ataques violentos em Manaus e em nove cidades do interior do Amazonas, com prédios depredados, veículos incendiados e toque de recolher.
- Em 2024, foi alvo da Operação Rota do Rio 2, da Polícia Civil do Rio de Janeiro, voltada ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.
A operação no Complexo da Penha
Na manhã desta terça-feira, equipes da Polícia Civil e do BOPE realizam buscas intensas nos bairros Parque União e Nova Holanda, com apoio de blindados e viaturas. Criminosos reagiram com disparos, e uma mulher foi atingida na perna durante o confronto.
A caçada a Mano Kaio reforça a atuação da polícia contra líderes do Comando Vermelho, mantendo atenção máxima sobre criminosos de alta periculosidade que se escondem no Rio de Janeiro.
Resumo das sentenças de “Mano Kaio”
O Tribunal do Júri da 1ª Vara de Manaus em 30/06/2025 condenou Kaio Wuellington Cardoso dos Santos, conhecido como “Mano Kaio”, a 30 anos, 11 meses e 7 dias de prisão em regime fechado.
Na época, Mano Kaio” já estava foragido e acumulava seis mandados de prisão preventiva, além desse citado, em que terminou julgado pela morte de Erivelton Damasceno Costa (“Baby”), assassinato ocorrido em 5 de abril de 2017, no bairro Morro da Liberdade, zona Sul de Manaus. A vítima foi morta com cerca de 20 tiros, em um crime motivado por rixa entre facções criminosas ligadas ao tráfico de drogas.
O que é o Comando Vermelho
O Comando Vermelho (CV) é a facção criminosa mais antiga do Brasil, surgida nos anos 1970, dentro do Presídio Cândido Mendes, em Ilha Grande (RJ). Sua origem está na convivência entre presos políticos da ditadura militar e criminosos comuns, que passaram a se organizar para garantir melhores condições no cárcere.
Inicialmente chamada de Falange Vermelha, a organização evoluiu para o Comando Vermelho, fundada por nomes como William da Silva Lima (“Professor”). Após a Lei da Anistia (1979), os presos políticos foram libertos, e o grupo se voltou ao crime organizado, investindo o dinheiro de assaltos a bancos no tráfico de cocaína — em meio à expansão da produção na Colômbia e às novas rotas de exportação via Brasil.
Nos anos 1980 e 1990, o CV se consolidou como principal facção do Rio de Janeiro, controlando favelas e travando guerras por território. A tentativa do governo de dispersar líderes em presídios acabou espalhando a influência da facção para outros estados.
Hoje, o Comando Vermelho atua em 25 estados brasileiros e se diversificou: além do tráfico de drogas, lucra com mercados ilegais de ouro, combustíveis, cigarros e armas. Mantém forte presença em fronteiras da Amazônia, onde disputa rotas com o PCC.
Com acesso a armas industriais e impressoras 3D, o CV modernizou seu arsenal e segue desafiando o poder público, sustentado por uma rede descentralizada de “donos de morro”. Após quase 50 anos, a facção continua como símbolo do fracasso do Estado em retomar territórios dominados pelo crime.
LEIA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A OPERAÇÃO NO RIO DE JANEIRO
- Megaoperação: 64 Mortos no Rio no Choque Mais Letal Contra Comando Vermelho
- 21 foragidos do Amazonas se escondem em redutos do Comando Vermelho no RJ
- Barricadas em chamas em reaçao à Operação Contenção no Rio de Janeiro
- Operação destrói dois laboratórios de drogas no AM
Siga o canal do Portal Meu Amazonas no WhatsApp -CLIQUE AQUI
Fale com a Redação: E-mail: [email protected] e WhatsApp: (92) 99148-8431
