Manicoré (AM) – No último sábado (12), o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) promoveu uma ronda ambiental em Manicoré, em parceria com a Polícia Militar e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semades). A ação faz parte do projeto “Ação coordenada – Combate ao Desmatamento e Incêndios Florestais” e foi conduzida pelo promotor de Justiça Venâncio Antônio Castilhos de Freitas Terra, titular da comarca do município.
Ação educativa e repressiva contra crimes ambientais
Com foco na conscientização da população sobre os impactos ambientais do desmatamento e das queimadas, a atividade contou com a presença de policiais militares e brigadistas municipais. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Manicoré lidera o número de focos de incêndio no Amazonas.
“Somente indo a campo é que poderemos conscientizar a população acerca da gravidade dos crimes ambientais e tentar alterar o crescente quadro de desmatamentos na Floresta Amazônica”, declarou o promotor Venâncio Terra.
Dois suspeitos autuados por incêndio criminoso
Durante a operação, a equipe flagrou um foco de incêndio criminoso em uma área já desmatada, nas proximidades da zona urbana de Manicoré. Dois homens foram autuados em flagrante com base na Lei de Crimes Ambientais e conduzidos à delegacia local.
A iniciativa reforça o compromisso do MPAM com a preservação da Amazônia e o enfrentamento direto aos crimes ambientais, por meio de ações integradas com órgãos municipais e estaduais.
Leia mais:
Homem é preso por causar incêndio criminoso, na zona centro-sul de Manaus