Manaus–AM – Francinaldo dos Santos da Silva, conhecido como “Cinta Larga”, foi preso na última quinta-feira (22/08) durante uma operação conjunta entre a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e a Polícia Civil (PC-AM). A ação ocorreu no bairro Terra Nova, na zona norte de Manaus, onde o suspeito foi localizado na rua Sateré-Mawé.
Prisão e Tentativa de Fuga
“Cinta Larga”, de 47 anos, era foragido da Justiça com um mandado de prisão em aberto devido à regressão de regime. No momento da prisão, ele tentou fugir, mas foi detido pelas autoridades.
A captura foi resultado de um trabalho integrado entre a Secretaria Executiva de Inteligência (Seai) e a Delegacia Especializada em Capturas e Polinter (DECP).
Ligação com o Crime Organizado
O secretário de Segurança Pública, coronel Vinícius Almeida, destacou a importância da prisão, ressaltando a periculosidade de “Cinta Larga”.
“Esse elemento havia cortado a tornozeleira eletrônica, ele é extremamente perigoso, chefe de tráfico, homicida, e tirá-lo das ruas vai diminuir diversos crimes. Quero destacar a ligação dele com uma grande organização criminosa e tirar o ‘Cinta Larga’ era uma questão de honra para todos”, afirmou Almeida.
Histórico Criminoso
Francinaldo dos Santos da Silva é aliado do narcotraficante Gelson Lima Carnaúba e possui um vasto histórico de crimes.
Em 2015, ele foi preso pela Polícia Federal no aeroporto de Natal (RN), na companhia de Carnaúba. Após sua recente captura, ele foi levado à Polinter, onde foi autuado por dano ao patrimônio público e teve seu mandado de prisão cumprido.
Importância das Denúncias
Divanilson Cavalcanti, secretário da Seai, enfatizou o papel crucial da população em colaborar com as autoridades, através do Disque-Denúncia (181).
“Sua informação será preservada, e com esse apoio da população, nos ajuda na localização e no processo de captura. A prisão de hoje é uma prova desse êxito, que também é fruto da sua denúncia e colaboração com a polícia”, destacou Cavalcanti.
Leia mais:
- Homem é procurado por tentar matar ex-mulher a facadas em Manaus
- MP apura irregularidades na delegacia de Nhamundá
- Professor é preso por perseguir adolescente e exigir fotos íntimas no AM
- Ex-chefe da FAB confirma que general alertou Bolsonaro sobre prisão em caso de golpe
- Cantor de forró é solto após ex-namorada retirar acusações durante audiência em Manaus