A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), com apoio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), realizou a Operação Kulina e prendeu Dejacy Barbosa da Silva, acusado de estelionato e posse ilegal de arma de fogo, nesta terça-feira (16/07), no Centro de Ipixuna (a 1.367 quilômetros de Manaus).
Golpe Contra Indígenas
De acordo com o delegado Antônio Lino, da 67ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Ipixuna, Dejacy, um comerciante local, explorava a vulnerabilidade dos indígenas para se apropriar de seus benefícios governamentais.
“Recebemos denúncias de que Dejacy oferecia ajuda aos indígenas para sacar seus benefícios. Ele pegava os cartões e senhas das vítimas, sacava o valor total e entregava apenas uma parte do dinheiro”, explicou o delegado.
Prejuízos e Investigações
Além de reter parte dos benefícios, Dejacy também realizava empréstimos em nome das vítimas, ampliando ainda mais os prejuízos.
“Com base nas informações colhidas, representamos por um mandado de busca e apreensão na residência de Dejacy. Lá, encontramos uma arma de fogo, cartões e senhas das vítimas”, acrescentou Antônio Lino.
Mandados de Busca e Apreensão
Além da prisão de Dejacy, outros seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos, e outras pessoas estão sendo investigadas por participação no esquema.
Procedimentos Legais
Dejacy Barbosa da Silva responderá por posse ilegal de arma de fogo e estelionato, e ficará à disposição da Justiça.