Manaus–AM – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC), deflagrou a Operação Marca D’Água em Manaus, nesta terça-feira (9), com o objetivo é investigar e coibir o agendamento irregular da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).
Ao longo do processo, verificou-se que não se tratava de um grupo organizado, mas sim de várias pessoas que realizavam agendamentos para retirada do documento. As investigações pretendiam localizar e responsabilizar os autores, ou seja, aqueles que estavam vendendo as vagas, com valores que variavam de R$ 25 a R$ 30.
Oito pessoas foram conduzidas à delegacia, ouvidas e encaminhadas para assinar o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e responder na justiça sobre o crime.
“As apurações sobre o caso continuam para verificar se todo o processo feito pelos envolvidos nas vendas era manual ou se utilizavam um sistema automatizado. É importante destacar que as vagas de agendamento esgotavam-se entre 10 e 15 minutos devido a esse uso indevido”, informou Benelli.
Investigação e denúncias
O coronel Anézio Paiva, secretário de Segurança Pública em exercício, explicou que logo no início da implementação da CIN, foi possível identificar algumas situações atípicas no agendamento do serviço.
A população pode realizar o agendamento gratuito da CIN por meio do site da Secretaria de Segurança, sem a necessidade de intermediários. Denúncias podem ser feitas à ouvidoria ou pelo 181.
Combate aos crimes e proteção ao cidadão
O delegado Paulo Benelli, titular da DERCC, informou que as investigações começaram em novembro de 2023, após denúncias de venda de agendamentos.
A operação visa identificar e responsabilizar os autores, que praticam crime contra a economia popular, “prejudicando a coletividade”.
O investigador Ricardo Audcon, do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), reforçou que “o agendamento para emissão da nova CIN é totalmente gratuito, e não há necessidade de efetuar qualquer pagamento desse tipo de serviço para terceiros”.
Emissão do RG: um direito do cidadão
O delegado-geral adjunto da PC-AM, Guilherme Torres, reforçou que “a emissão do Registro Geral (RG) é um exercício de cidadania”, e o serviço é totalmente gratuito. A operação visa garantir a confiança da população no serviço público, alertando sobre golpes e cobranças indevidas.
Lembre-se:
- A emissão do RG é gratuita.
- O agendamento da CIN pode ser feito pelo site da Secretaria de Segurança.
- Denuncie irregularidades à ouvidoria ou pelo 181.
A Operação Marca D’Água é importante para garantir a lisura no processo de emissão de documentos e proteger os direitos dos cidadãos.
Leia mais:
Ausências para Emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) Superam 20% em Manaus
Emissão e entrega da carteira de identidade será suspensa temporariamente no AM
VEJA: locais para retirada de nova Carteira de Identidade Nacional são divulgados
Nova Carteira de Identidade Nacional começa a ser emitida no Amazonas
Novo RG: AM já emitiu mais de 26 mil carteiras; saiba como fazer a sua