Na Operação Xeque-Mate, a FICCO/AM atinge o principal núcleo de lavagem de dinheiro do crime organizado no Amazonas, apreende milhões em bens e expõe uso de criptoativos no esquema
PF e FICCO/AM Desmantelam Alta Cúpula do Crime Organizado no Amazonas
Manaus/AM – A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Amazonas (FICCO/AM) deflagrou, nesta segunda-feira (6/10), a Operação Xeque-Mate, um novo desdobramento das Operações Torre 1, 2, 3 e 4. A ação visa desarticular o principal núcleo de comando do crime organizado no estado, que operava um amplo esquema de lavagem de dinheiro e tráfico internacional de drogas.
A ofensiva policial contou com:
- 5 mandados de prisão cumpridos
- 5 mandados de busca e apreensão executados
- Sequestro de bens avaliados em R$ 122 milhões
As diligências ocorreram simultaneamente em Manaus (AM) e Guarujá (SP), atingindo diretamente o alto escalão do grupo criminoso.
Esquema Utilizava Fintechs, “Laranjas” e Criptomoedas
As investigações da Polícia Federal revelaram um sofisticado esquema de lavagem de dinheiro, estruturado por meio de fintechs, empresas de fachada e aplicativos de pagamento, o que reduzia a visibilidade das transações no sistema financeiro tradicional.
O líder do grupo, que operava a partir da Colômbia com identidade falsa, enviava ordens diretas aos seus operadores no Brasil. Ele também é investigado por ligação direta com a apreensão de mais de 2 toneladas de drogas, realizada em setembro de 2024, em Manaus.
Mais de R$ 122 milhões circularam nesse sistema clandestino. Parte desse valor foi convertida em criptoativos, e há fortes indícios de que esses ativos foram enviados de volta ao exterior como forma de pagamento a fornecedores de entorpecentes.
Ação Integrada com Inteligência Nacional e Internacional
A operação contou com apoio estratégico da Secretaria Executiva-Adjunta de Inteligência (SEAI/AM), essencial para a localização dos alvos. A cooperação com autoridades colombianas também foi decisiva para a prisão do líder criminoso e a desarticulação do núcleo da organização.
A FICCO/AM é uma força-tarefa vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, reunindo Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, SEAI/AM, SEAP e SEMSEG. A atuação integrada fortalece o enfrentamento ao crime organizado e à criminalidade violenta no Amazonas.
Mais Informações em Breve
Mais detalhes sobre a Operação Xeque-Mate serão divulgados após a coletiva de imprensa da Polícia Federal. Este conteúdo será atualizado com as novas informações assim que estiverem disponíveis.
LEIA MAIS:
- ‘Dama do tráfico do AM’ é presa no Paraná em desdobramento da Operação La Muralla
- Operação da PF em Manaus afasta funcionário dos Correios por desvio de encomendas
- Operação Sampa: Polícia do AM e SP prendem traficantes de organização criminosa
- Influenciadores que divulgam ‘Jogo do Tigrinho’ são alvos de operação da Polícia Civil
Siga o canal do Portal Meu Amazonas no WhatsApp -CLIQUE AQUI
Fale com a Redação: E-mail: [email protected] e WhatsApp: (92) 99148-8431