Manaus–AM – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), prendeu um pastor de 54 anos, acusado de aliciar e manter relações sexuais com uma adolescente de 13 anos.
A ação ocorreu nesta segunda-feira (14/10), no bairro Novo Aleixo, zona norte de Manaus, com cumprimento de mandados de prisão preventiva e busca e apreensão.
Leia também: Presa suspeita de atrair vítimas para a rede de pedofilia do padre Paulo em Coari
Durante coletiva de imprensa nesta terça-feira (15/10), o delegado-geral adjunto da PC-AM, Guilherme Torres, afirmou que casos de violência sexual envolvendo líderes religiosos não serão tolerados.
“Esse caso chama atenção pela gravidade. Um pastor que deveria proteger seus fiéis acabou abusando da posição de autoridade para explorar a vulnerabilidade da vítima”, declarou.
Investigação
As investigações começaram em 26 de setembro, após a adolescente desaparecer e, quatro dias depois, relatar na delegacia o relacionamento abusivo com o pastor. Segundo a delegada Juliana Tuma, titular da Depca, o suspeito utilizava perfis falsos em redes sociais para marcar encontros com a jovem.
De acordo com depoimentos, a vítima se relacionava com o pastor desde março deste ano. Ele teria induzido a adolescente a fugir de casa duas vezes, levando-a a ficar ausente por mais de 20 dias. Em uma das fugas, a esposa do pastor flagrou a adolescente no carro do suspeito e notificou a mãe da jovem e a comunidade.
Manipulação e controle
Conforme a delegada, o pastor usava vantagens financeiras para manipular a adolescente, oferecendo presentes e dinheiro. A situação econômica da família da vítima foi um fator que o suspeito explorou para manter o relacionamento.
Durante as ações policiais, além do cumprimento do mandado de prisão, a polícia realizou buscas em uma residência ligada ao pastor, onde materiais eletrônicos acabaram apreendidos para perícia.
O Conselho Tutelar também esteve envolvido no caso, auxiliando no retorno da adolescente à família.
Possibilidade de outras vítimas
A polícia investiga a possibilidade de haver outras vítimas. Uma segunda adolescente pode ter sido engravidada pelo pastor, o que será apurado.
Procedimentos legais
O pastor está detido e responderá por estupro de vulnerável. As investigações continuam para identificar outras possíveis vítimas e comprovar as acusações.
Leia mais:
Operação contra pedofilia prende padre investigado por crimes sexuais contra adolescente no AM