Manaus (AM) – A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) conta, desde segunda-feira (21), com 272 novas viaturas e 100 motocicletas para reforçar o patrulhamento em Manaus. Os veículos foram entregues pelo Governo do Estado como parte dos investimentos do programa Amazonas Mais Seguro, com foco em ampliar a capacidade de resposta da corporação, especialmente em áreas mais vulneráveis da cidade.
Das viaturas, 172 são do modelo S10 e 100 do modelo Spin. Todas vêm equipadas com sistemas de comunicação e rastreamento, e parte da frota conta com câmeras integradas ao Sistema Paredão, tecnologia que permite leitura de placas em tempo real. A inovação facilita a identificação de veículos roubados ou furtados, ajudando a prevenir e combater crimes com mais eficiência.
Segundo o comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, a tecnologia embarcada permite uma movimentação mais ágil da polícia e amplia a capacidade de resposta imediata.
“Com as câmeras frontais, os nossos policiais vão identificar se determinado veículo tem alguma restrição. Também temos reconhecimento facial, que permite verificar mandados de prisão e antecedentes criminais na hora da abordagem”, explicou.
População aprova reforço na segurança
Moradora do bairro Petrópolis há 40 anos, dona Maria Marlene destacou a importância da presença policial no bairro. “A sensação de segurança é muito importante na nossa área. Agora com mais polícia rodando na rua, a gente vai se sentir mais segura”, afirmou.
Companhia de motos da Rocam é reforçada
As 100 motocicletas, entregues no fim de maio, foram destinadas à Companhia de motos do Batalhão da Rocam, unidade especializada em ações táticas rápidas e operações em locais de difícil acesso. Com a entrega dos novos modelos BMW F900cc — mais modernos e potentes — a frota da Rocam triplicou, passando de 30 para 100 motos.
As novas motocicletas atenderão Manaus e municípios da Região Metropolitana, reforçando o policiamento ostensivo com mais agilidade e amplitude de cobertura.
Para operar os novos veículos, os policiais participaram de um curso de aperfeiçoamento de 30 dias, com disciplinas como motopatrulhamento tático, abordagem, escolta armada, tiro embarcado e georreferenciamento de áreas com alta incidência criminal.
Investimento com impacto direto na segurança
Rogério Carvalho, morador da capital, comentou sobre a tranquilidade ao ver o aumento da presença policial: “Quanto mais viatura eu vejo nas ruas, mais tranquilo eu fico. Maravilhoso!”
Com esses investimentos, o Governo do Amazonas reforça o compromisso com a segurança pública, oferecendo melhores condições de trabalho aos policiais e mais proteção à população.
Leia mais:
Motociclista fica ferido após colisão com ônibus em Manaus