Manaus (AM) – Nesta terça-feira (1º), a Polícia Civil do Amazonas prendeu três homens e apreendeu uma adolescente de 17 anos suspeitos de envolvimento no roubo a uma joalheria dentro de um shopping na zona centro-sul de Manaus. A ação foi coordenada pela Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), com apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core-AM).
O crime ocorreu no dia 13 de junho. Os suspeitos acessaram o cofre da loja e roubaram joias de alto valor, gerando um grande prejuízo.
Operação policial resulta em prisões
Segundo o delegado-geral da Polícia Civil, Bruno Fraga, as investigações começaram logo após o crime. A operação foi deflagrada na região de mata do município de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus), onde o grupo se escondia.
Durante a ação, os policiais localizaram e prenderam três suspeitos. A adolescente foi apreendida no mesmo local. Outros três homens seguem foragidos.
Adolescente participou do planejamento do crime
De acordo com o delegado Thomaz Vasconcelos Dias, titular da DERFD, a adolescente foi até a joalheria no dia anterior ao crime, acompanhada do companheiro — um dos autores do roubo. O casal simulou interesse em comprar joias de formatura para observar a rotina da loja e repassar as informações ao restante do grupo.
Grupo se escondeu em sítio no interior do Amazonas
Após o assalto, os suspeitos fugiram para um sítio em área de mata, a cerca de 15 quilômetros de Itacoatiara. A proprietária do local foi feita refém e teve sua liberdade restringida. No esconderijo, os policiais apreenderam uma arma de fogo com três munições intactas e duas deflagradas.
Suspeito tentou usar o filho como escudo
Durante a abordagem, um dos suspeitos tentou resistir à prisão e usou o próprio filho como escudo humano. Apesar da situação delicada, a operação foi realizada com sucesso.
Investigações continuam para prender foragidos
O delegado Juan Valério, coordenador da Core-AM, destacou que a operação foi cuidadosamente planejada com base em informações de inteligência. A região de mata e a presença de pessoas não envolvidas no crime exigiram cautela dos agentes.
Os presos passarão por audiência de custódia e ficarão à disposição da Justiça. A adolescente apreendida segue sob responsabilidade do Juizado Infracional.
Leia mais:
PF pede cooperação internacional com EUA sobre joias que teriam sido negociadas por Bolsonaro