Deputado ressaltou os resultados da Feira Internacional de Panificação da Amazônia e o impacto do evento para o setor no estado
Manaus (AM) – O deputado Adjuto Afonso (União Brasil), vice-presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), destacou nesta segunda-feira (20/10) os resultados da 1ª Feira Internacional de Panificação da Amazônia (FIPA), realizada de 16 a 18 de outubro no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus.
Durante pronunciamento no plenário Ruy Araújo, o parlamentar enfatizou a relevância do evento para o fortalecimento da economia local e o estímulo ao empreendedorismo no setor de panificação e confeitaria.
“A FIPA demonstrou as oportunidades que esse segmento gera para o nosso estado, não só para os expositores, mas para todos os que vivem da panificação. É um setor que cresce, agrega tecnologia e tradição, e tem papel essencial na economia e na alimentação diária do povo amazonense”, afirmou Adjuto Afonso.
A feira reuniu mais de 20 mil visitantes, 73 expositores locais, nacionais e internacionais, além de 20 chefs brasileiros e estrangeiros, consolidando o Amazonas como referência em inovação, capacitação e geração de negócios.
Apoio da Frente Parlamentar
Durante os três dias de evento, a Frente Parlamentar Estadual de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e aos Empreendedores Individuais do Amazonas (Frempeei), presidida por Adjuto Afonso, teve participação ativa. O grupo ofereceu orientação jurídica e contábil, apoio técnico para adequação de processos produtivos, facilitação de acesso a crédito e mediação de parcerias comerciais.
Adjuto também ressaltou, em plenário, a importância de políticas públicas de incentivo ao setor. Ele foi relator da Lei nº 7.613, de 30 de junho de 2025, que reduziu a base de cálculo do ICMS sobre o trigo utilizado por panificadoras na produção de pães, bolachas e derivados — medida que beneficia diretamente micro e pequenas empresas do segmento.
A presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Amazonas (Sindipam), Zeina Russo, elogiou o apoio institucional e destacou o impacto positivo da feira.
“A realização da FIPA é um momento histórico para o nosso setor. Promovemos inovação, conexão de mercado e visibilidade à panificação amazonense como motor de emprego e renda. Agradeço ao deputado que foi um dos articuladores para a realização do evento”, afirmou.
Entre as atrações, o público acompanhou o preparo do X-Caboquinho de 20 metros, feito ao vivo por uma equipe de chefs e padeiros — símbolo da união entre tradição e criatividade na culinária regional.
Com mais de 13 mil empregos diretos gerados apenas em Manaus, segundo dados do Sindipam, a FIPA se consolida como um marco para o desenvolvimento do setor de panificação e confeitaria no Amazonas.
LEIA MAIS NOTICIAS DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO AMAZONAS:
- Deputado Adjuto Afonso denuncia empresa que gerencia hospital de Lábrea
- Professora Jacqueline assume vaga na Aleam por 6 meses em substituição a Joana Darc
- Concurso público da Aleam deve acontecer até dezembro deste ano, afirma Roberto Cidade
- Aleam promulga lei de Thiago Abrahim que prioriza remoção de policiais que tenham dependentes com deficiência
Siga o canal do Portal Meu Amazonas no WhatsApp -CLIQUE AQUI
Fale com a Redação: E-mail: [email protected] e WhatsApp: (92) 99148-8431