Manaus (AM) – O requerimento n° 656 de autoria do vereador Rodrigo Guedes (Podemos), para convocar o Prefeito de Manaus, David Almeida na Câmara Municipal de Manaus (CMM) para prestar esclarecimentos sobre a viagem ao Caribe com um fornecedor do Executivo, foi derrubado pela base de vereadores nessa segunda-feira, 19/02 na Câmara.
Guedes apresentou o requerimento para que o Prefeito prestasse esclarecimentos sobre a viagem que fez durante o feriado de Carnaval para a ilha de Saint Marteen, no Caribe.
Leia mais: Maria do Carmo Seffair apresenta denúncia contra o prefeito David Almeida por viagem ao Caribe
Guedes apresentou o requerimento de convocação para o Prefeito esclarecer os diversos custos da viagem, porém a proposta acabou derrubada pelos vereadores da base do Prefeito, com 19 votos contras e 13 favoráveis.
“Infelizmente os vereadores se recusam a questionar o Prefeito sobre essa viagem. O Prefeito está fazendo uma verdadeira farra com dinheiro público o que configura corrupção passiva, mas a Câmara se recusa a investigar, vamos denunciar a situação no Ministério Público e exigir que a resposta seja dada a população já que o Prefeito não possui dignidade de fazer. Cobraremos resposta e punição sobre essa situação espúria e promíscua. O que o Prefeito fez foi um caso muito claro de corrupção passiva”, disse Rodrigo Guedes.
Vereador Lissandro Breval
Em discurso na Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta segunda-feira (19/02), o vereador Lissandro Breval (Avante) cobrou explicações sobre a viagem de jatinho ao Caribe feita pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), durante o feriado de Carnaval.
O parlamentar considerou um desrespeito à população o prefeito justificar a situação dizendo apenas que havia cadeiras sobrando na aeronave e que o restante é “fake news”.
“O prefeito deve sim explicações à sociedade, a essa Casa. Ele é um ente público. Manaus não tem dono. Uma viagem que custa R$ 300 mil precisa ter esclarecimentos apresentados sim. As informações repassadas até hoje são rasas, digo até desrespeitosas”, afirmou.
Lissandro criticou, ainda, os ataques direcionados pela base aliada aos vereadores que têm pedido explicações sobre a viagem.
“Quer dizer que a imprensa nacional também está errada? Usar esse argumento, ou dizer que é questão política, é defender o indefensável. Tem que explicar sim e não adianta a base aliada atacar quem pede informações. Isso é desvirtuar o trabalho da Câmara”, concluiu o vereador.
Leia mais:
Maria do Carmo Seffair apresenta denúncia contra o prefeito David Almeida por viagem ao Caribe