Manaus–AM – O Comitê Amazonas de Combate à Corrupção (CACC) protocolou nesta segunda-feira (21), denúncias eleitorais ao Ministério Público Eleitoral (MPE-AM) contra o vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza (Avante), e o ex-candidato a vice-prefeito de Manaus, Coronel Menezes (PP), por suposta propaganda ilegal nas redes sociais.
Denúncias
As denúncias, registradas em uma Notícia de Fato submetida ao Centro de Apoio Operacional às Promotorias Eleitorais do Ministério Público do Amazonas, relatam a ocorrência de impulsionamentos pagos pelos acusados nos dias 8 e 20 de outubro de 2024.
Esses impulsionamentos teriam o objetivo de favorecer os candidatos Alberto Neto (PL) e David Almeida (Avante), respectivamente.
Violação da Legislação Eleitoral
Segundo o CACC, Tadeu de Souza e Coronel Menezes infringiram o artigo 28 da Resolução 23.610/2019 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997, artigo 57-B).
A legislação estabelece que a propaganda eleitoral na internet seja feita por qualquer pessoa física, desde que não envolva a contratação de impulsionamento de conteúdo, o que teria ocorrido neste caso.
Solicitação de Investigação e Penalidades
O Comitê solicitou que a Coordenadoria do Centro de Apoio Operacional distribua a denúncia a uma das Promotorias Eleitorais da Zona Eleitoral de Manaus para apuração dos fatos.
O objetivo é investigar possível abuso de poder econômico e aplicar as penalidades previstas na lei, incluindo multas.
Leia mais:
-
Justiça do Trabalho no Amazonas firma pacto contra assédio e discriminação
O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR) reafirmou, nesta sexta-feira (16), compromisso no combate ao assédio e à discriminação no ambiente de trabalho.
-
Homem é preso por furtar picanha de supermercado no AM
Anori (AM) – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) prendeu em flagrante Renan dos Santos Oliveira, de 28 anos, na última quinta-feira (15), por furtar sete pacotes de picanha e outros produtos de um mercado no município de Anori, distante 195 quilômetros de Manaus. Segundo a 79ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Anori, os
-
Mais de 85 kg de alimentos impróprios para consumo são apreendidos em Manaus
Manaus (AM) – Mais de 85 quilos de alimentos impróprios para o consumo humano foram apreendidos e descartados pelo Procon-AM, com apoio da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa (CDC-ALEAM), durante fiscalização realizada nesta quinta-feira (15), em um supermercado da zona sul de Manaus. A operação teve início após uma denúncia feita pelas