Manaus–AM – O Comitê Amazonas de Combate à Corrupção (CACC) protocolou nesta segunda-feira (21), denúncias eleitorais ao Ministério Público Eleitoral (MPE-AM) contra o vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza (Avante), e o ex-candidato a vice-prefeito de Manaus, Coronel Menezes (PP), por suposta propaganda ilegal nas redes sociais.
Denúncias
As denúncias, registradas em uma Notícia de Fato submetida ao Centro de Apoio Operacional às Promotorias Eleitorais do Ministério Público do Amazonas, relatam a ocorrência de impulsionamentos pagos pelos acusados nos dias 8 e 20 de outubro de 2024.
Esses impulsionamentos teriam o objetivo de favorecer os candidatos Alberto Neto (PL) e David Almeida (Avante), respectivamente.
Violação da Legislação Eleitoral
Segundo o CACC, Tadeu de Souza e Coronel Menezes infringiram o artigo 28 da Resolução 23.610/2019 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997, artigo 57-B).
A legislação estabelece que a propaganda eleitoral na internet seja feita por qualquer pessoa física, desde que não envolva a contratação de impulsionamento de conteúdo, o que teria ocorrido neste caso.
Solicitação de Investigação e Penalidades
O Comitê solicitou que a Coordenadoria do Centro de Apoio Operacional distribua a denúncia a uma das Promotorias Eleitorais da Zona Eleitoral de Manaus para apuração dos fatos.
O objetivo é investigar possível abuso de poder econômico e aplicar as penalidades previstas na lei, incluindo multas.
Leia mais:
-
Amazonas abre mais de 2 mil novos postos formais de trabalho em maio
Manaus (AM) – O Amazonas gerou 2.059 novos empregos com carteira assinada em maio de 2025, resultado de 26.251 admissões e 24.192 desligamentos. Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados nesta segunda-feira (30) pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Com esse desempenho, o estoque de empregos formais no
-
TCE-AM multa ex-presidente da Câmara de Jutaí
Manaus (AM) – Em julgamento realizado nesta terça-feira (1º), o Pleno do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) julgou irregulares as contas do ex-presidente da Câmara Municipal de Jutaí, Everaldo Jaques de Azevedo Costa, referentes ao exercício financeiro de 2023. Na sessão conduzida pela conselheira-presidente Yara Amazônia Lins, os conselheiros determinaram multa de R$ 15
-
Caprichoso vence desafio de doação de sangue do Hemoam
Manaus (AM) – O Boi-Bumbá Caprichoso foi o grande vencedor do desafio de doação de sangue promovido durante a Campanha Junho Azul e Vermelho 2025, realizada pela Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam). A nação azulada garantiu 55% do total de doações ao longo do mês de junho. A campanha mobilizou mais