Manaus–AM – Em Manaus – AM, a dificuldade de acesso e o aumento dos preços dos alimentos são motivo de preocupação para o deputado estadual Rozenha (PMB).
Em sessão realizada nesta quarta-feira (9/10) na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), o parlamentar destacou as graves consequências do descaso do Governo Federal frente à estiagem severa na região.
Rozenha alertou para um possível desabastecimento no Estado, devido à fila de quilômetros formada por carretas na ponte do rio Igapó-Açu, na BR-319, carregadas com mantimentos essenciais para Manaus e Região Metropolitana.
“É crucial destacar que essas carretas transportam alimentos que abastecerão nossa cidade. Todo esse carregamento corre o risco de ser perdido”, enfatizou o deputado.
Impactos da falta de logística
Para Rozenha, o maior prejuízo não é apenas financeiro, mas sim o impacto no custo de vida dos habitantes de Manaus, uma das capitais com a 5ª maior economia do país.
Segundo o parlamentar, a crise atual é resultado de um verdadeiro descaso das autoridades federais, que não realizaram as devidas reconstruções das pontes, ignorando alertas sobre a severidade da seca na Amazônia desde 2023, conforme previsões de cientistas ambientais.
“Os órgãos de controle ambiental e climático alertaram para essa crise iminente. Hoje, Manaus enfrenta o risco de ver preços como 20 reais por quilo de tomate, 18 reais por quilo de batata ou cebola, e 50 reais por quilo de frango. Tudo isso devido à irresponsabilidade na logística do Amazonas”, criticou Rozenha.
Estado com baixa representação política e econômica
O deputado atribui o suposto descaso com as necessidades do povo amazonense à baixa representação política e econômica do estado nos cenários nacional e internacional.
“Aqui, nosso voto e nossa economia são subrepresentados. Enquanto o Distrito Industrial foi salvo pela iniciativa privada, a Amazônia Ocidental só é valorizada em fóruns climáticos globais. Mas aqui vivem brasileiros, amazonenses, nossos irmãos e irmãs”, concluiu Rozenha.
Leia mais:
- Polícia Civil do Amazonas passa usar BMW blindada apreendida durante operação
- Trabalhador morre esmagado por chapas de ferro durante descarregamento em Manaus
- PGR pede prisão de sobrinho de Bolsonaro que fugiu para Argentina
- Tio é flagrado abusando da sobrinha de 7 anos na frente de outra criança no AM
- Professor indígena usava secretaria de escola para estuprar alunas no AM