A Solenidade de Posse da nova Diretoria, Conselhos Fiscal e Consultivo – Biênio 2025/2027 da Associação Amazonense do Ministério Público (AAMP) aconteceu, nesta quinta-feira, dia 27 de março de 2025, às 16h, no Auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, localizado no prédio anexo ao edifício sede do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), na Avenida Coronel Teixeira, 7995, Bairro Nova Esperança, Manaus /AM.
A ação contou com a presença de autoridades, entre elas da Procuradora-Geral de Justiça do Amazonas, Dra. Leda Mara Nascimento Albuquerque, e do presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Dr. Tarcísio José Souza Bonfim, e representantes do Governo do Amazonas, Amazonprev e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seccional Amazonas.
Houve ainda uma homenagem aos integrantes da Diretoria e Conselhos Fiscal e Consultivo do biênio 2023/2025. Os membros receberam das mãos do Dr. Alessandro Samartin de Gouveia, que deixou a presidência após dois biênios consecutivos, um certificado de reconhecimento à diretoria e ao Conselho Fiscal do biênio 2023/2025.

O agora ex-presidente da AAMP, Alessandro Samartin, fez um discurso de agradecimento à família, amigos, PGJ e associados.
“Quando se assume a missão de chefiar uma instituição como o Ministério Público, dirigir uma entidade representativa de classe, ocupar uma posição de comando e de alta responsabilidade em qualquer segmento da sociedade, deve-se preparar o coração para o mar e o corpo para suportar as inequidades”, afirmou.
O presidente da Conamp, Tarcísio José Sousa Bonfim, relembrou a luta de classe com os primeiros promotores de Justiça que fundaram a Associação Amazonense do Ministério Público e enalteceu em seu discurso a força do amazonense, em alusão à letra do Hino do Amazonas.
“O fim de uma viagem é apenas o início de outra. A presente ocasião, muito mais do que uma solenidade de posse de integrantes da diretoria, representa um momento importante para refletirmos sobre a nossa história, nossas lutas e vitórias, sobre o rumo tomado e o rumo a tomar. Como diz o Hino do Estado: ‘Amazonas de bravos que doam. Sem orgulho, nem falsa nobreza. Aos que sonham, teu canto de lenda. Aos que lutam, mais vida e riqueza’. Assim é o povo amazonense e os membros do Ministério Público do Estado”, destacou Tarcísio.

O novo presidente, Dr. Kepler Antony Neto, reafirmou seu compromisso com a luta associativa e agradeceu os votos que recebeu durante a eleição.
“Tenho certeza que nosso trabalho em equipe será deveras facilitado com a contribuição diferenciada de cada membro da Diretoria, assim como todos os associados e associadas. Não serão tempos fáceis, mas formamos um time forte e aguerrido justamente para aumentar as chances de êxito nas tomadas de decisões. Cada voto recebido reforça a nossa missão de buscar melhorias, valorizar nossos associados e construir um ambiente associativo cada vez mais forte e cooperativo. Reafirmamos nessa oportunidade o nosso compromisso com a implementação das propostas apresentadas e estamos determinados a realizar ações que concretizam os nossos objetivos sempre voltados para o crescimento institucional do Ministério Público”.
PERFIL KEPLER ANTONY NETO
O promotor de Justiça Kepler Antony Neto é natural de Manaus e formado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Dr. Kepler disputou a eleição pela Chapa 2 (União, Compromisso e Dedicação).
Atualmente, ele era titular da 31ª Promotoria de Justiça com atuação perante o Juizado da Infância e Juventude Infracional de Manaus.
Antes de ingressar no MPAM, ele foi Analista Judiciário do Tribunal Regional Eleitoral; Analista Judiciário do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM); Advogado da Petrobras Distribuidora S/A e Defensor Público no Estado do Pará.
Na vida ministerial, ele atuou como membro do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO) e integrante da estrutura do Centro de Apoio Operacional de Inteligência, Investigação Criminal e Combate ao Crime Organizado (CAO-CRIMO), período de 24.04.2023 a 23.04.2024.
Dr. Kepler Antony Neto também atuou como Promotor de Justiça nas Comarcas de Maraã, Benjamin Constant, Anamã, Manacapuru, Coari, Humaitá, Presidente Figueiredo, Codajás, Atalaia do Norte, Guajará, Nhamundá e Silves. Ele também atuou como titular da 106ª. Promotoria de Justiça da Capital, com atuação junto à 3.ª Vara do Tribunal do Júri.
Seguem os nomes dos Promotores de Justiça que foram empossadas na nova Diretoria:
Diretoria
Kepler Antony Neto – Presidente
Marcelle Cristine de Figueiredo Arruda – 1ª Vice-Presidente
Yara Rebeca Albuquerque Marinho de Paula – 2ª Vice-Presidente
André Lavareda Fonseca – Diretor de Secretaria
Antônio Alves Santana – 1º Diretor Financeiro
Thiago de Melo Roberto Freire – 2º Diretor Financeiro
Márcio Fernando Nogueira Borges de Campos – Diretor de Patrimônio
Renilce Helen Queiroz de Sousa – Diretora da Mulher
Frederico Monteiro Barroso – Diretor dos Aposentados, Aposentadas e Pensionistas
Conselho Fiscal
Marco Aurélio Lisciotto – 1º Titular do Conselho Fiscal
Salvador Conte – 2º Titular do Conselho Fiscal
João Ribeiro Guimarães Netto – 3º Titular do Conselho Fiscal
Laís Rejane de Carvalho Freitas – Suplente do Conselho Fiscal
Conselho Consultivo
Jorge Michel Ayres Martins – 1º Titular do Conselho Consultivo
Lauro Tavares da Silva – 2º Titular do Conselho Consultivo
Otávio de Souza Gomes – 3º Titular do Conselho Consultivo
Maria José Silva de Aquino – Suplente do Conselho Consultivo